Famosos

Nos 96 anos da rainha Elizabeth II, 21 curiosidades sobre a monarca

Você sabia que todos os golfinhos, esturjões e baleias que vivem em águas britânicas pertencem a ela

Douglas Lima - Uai
postado em 22/04/2022 11:05 / atualizado em 22/04/2022 11:05
A rainha Elizabeth II -  (crédito: Reprodução/Instagram))
A rainha Elizabeth II - (crédito: Reprodução/Instagram))

A rainha Elizabeth II completa 96 anos nesta quarta-feira (21/04), com uma vida tão longa é repleta de histórias interessantes.

Todos os anos, a rainha Elizabeth II celebra seu aniversário duas vezes. Embora tenha nascido em 21 de abril de 1926, seu aniversário oficial é comemorado no segundo sábado de junho, no evento intitulado Trooping the Colour, uma grande parada realizada na The Mall, em Londres, capital da Inglaterra e do Reino Unido com soldados, cavalos, músicos, apresentação da Força Aérea e participação dos membros da família real.

A tradição de aniversário duplo foi iniciada há mais de 250 anos, porque em 1748, o rei George II (pai de Elizabeth) decretou que todo segundo sábado de junho – quando já é verão no Reino Unido – seja o dia oficial de celebração do aniversário de monarcas britânicos.

A data foi alterada porque o rei, nascido no inverno, queria comemorar seu aniversário em uma festa pública, com desfiles militares, por exemplo, e por isso optou por uma data no verão europeu com um clima mais ameno e ensolarado.

A majestade detém vários recordes notáveis: ela é a monarca reinante mais antiga, a data de 70 anos de reinado foi em fevereiro, mas as comemorações acontecem ao longo do ano, o ápice da festança será em um feriado bancário de quatro dias entre as datas de 2 e 5 de junho e teve o casamento mais duradouro na história da realeza britânica, 74 anos de união entre a alteza e o príncipe Philip.

Até mesmo sua coroação entrou para os anais da história: nunca antes tantos espectadores – estimados 300 milhões mundo afora – acompanharam a cerimônia.

A monarca coleciona mitos e fatos. Para marcar o seu aniversário, o Portal UAI lista aqui 21 curiosidades que poucos sabem sobre a rainha Elizabeth II.

1. Seu nome de batismo é Elizabeth Alexandra Mary Windsor; Lilibeth é o seu apelido de infância, quando criança ela não conseguia pronunciar seu próprio nome.

 2. Ao cumprimentar a rainha, primeiro deve-se dizer "Your Majesty" e, depois disso, tratá-la por "Ma'am". Nunca se deve "puxar assunto" com a monarca e é ela quem estende a mão e começa a conversa. Se a alteza permanecer em silêncio, as pessoas ao redor devem permanecer também.

3. A rainha só usa um único modelo de bolsa, da grife Launer London e os rumores dizem que ela tem mais de 200 exemplares. Os modelos preferidos têm alças maiores, que permitem que seus braços passem facilmente quando for necessário cumprimentar alguém.

4. Elizabeth II sempre usa roupas em tons que chamem atenção para ela. As cores fortes permitem que ela seja identificada no meio da multidão, de longe e até mesmo além de grades e seguranças. Assim, ninguém sairá com a sensação de que não viu a rainha, nem que seja seu chapéu.

5. Engana-se quem pensa que a rainha é acordada pelo despertador do celular, como nós, pobres plebeus. A monarca despertar ao som de um gaiteiro de fole, que toca do lado de fora de sua janela por 15 minutos todas as manhãs, às 9h. Ele é conhecido como "Flautista da Soberana".

6. A rainha Elizabeth II está dispensada de ter um passaporte, privilégio que cabe somente a matriarca da dinastia Windsor. O motivo? Todos os passaportes são emitidos em seu nome, portanto, não é necessário que ela mesma tenha um.

7. A monarca fez 265 viagens a 119 países durante o reinado; é a monarca britânica que mais viajou. Seu meio de transporte preferido, depois do amado Royal Yacht Britannia, que hoje é um museu aberto para turistas que visitam a Escócia, é o trem. Elizabeth II já visitou o Canadá 27 vezes e a Austrália 18 vezes.

8. A única pessoa que pode dirigir sem carteira de motorista e sem placa na Grã-Bretanha é a rainha Elizabeth II. A majestade roda em seus Land Rovers até hoje, ela aprendeu a dirigir durante a 2ª Guerra Mundial, quando serviu como mecânica na Women’s Auxiliary Territorial Service.

9. Elizabeth adora os seus cães, especialmente os da raça Corgi. Ao longo de seu reinado ela já teve mais de 30 e criou uma nova raça canina, os Dorgis, uma criação que é resultado do cruzamento entre um Corgi e um Dachshund. Susan foi a primeira deles, tendo sido dado como presente de aniversário, no dia em que celebrou 18 anos, em 1944. Inclusive, uma vez a majestade demitiu um de seus empregados pelo desplante de dar uísque a um dos seus Corgis.

10. A majestade é conhecida pela sua paixão pelas pombas de corrida, a rainha é dona de cerca de 200 aves. Inclusive, ela é a embaixadora da Associação Real de Corridas de Pombas.

11. A Rainha Elizabeth II mantém um hábito há décadas e inquebrável em sua rotina real, antes do almoço para abrir o apetite, ela toma uma dose de gim, todos os dias.

12. Em uma visita oficial de dez dias ao Brasil em 1968, a rainha e o príncipe Philip assistiram Pelé jogar no Maracanã no Rio de Janeiro. Na ocasião, o casal entregou uma taça simbólica para o rei do futebol brasileiro. Em São Paulo, a monarca e o Duque de Edimburgo inauguraram a nova sede do Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (mais conhecido pelo acrônimo MASP), na Avenida Paulista.

13. Durante sua visita ao território brasileiro, ela recebeu duas onças, Aizita e Marquesa de Guará, e um par de preguiças de presente. Além disso, ela já ganhou um elefante, duas tartarugas gigantes e um par de castores negros. Todos são presentes de outros países e vivem no Zoológico de Londres.

14. A soberana britânica também é proprietária de todos os golfinhos, esturjões e baleias que vivem nas águas do Reino Unido. De acordo com a lei, qualquer animal dessas espécies que seja capturado dentro de 5 km da costa do território inglês é considerado propriedade da Coroa. Segundo um estatuto de 1324 que ainda é válido até hoje, todas as criaturas marinhas são reconhecidas como "peixes reais". Elizabeth também é dona de todos os cisnes brancos da Inglaterra, existe até um evento anual chamado "Swan Upping".

15. No Reino Unido, os monarcas têm direito a um "poeta laureado" oficial. O profissional é contratado para escrever poesias para ocasiões comemorativas. Em 2009, Elizabeth nomeou a primeira mulher a ocupar o título de poeta da família real, seu nome é Carol Ann Duffy. 

16. Elizabeth possui um privilégio que a maioria dos súditos gostariam de desfrutar, ela não é obrigada a pagar impostos. No entanto, a alteza faz pagamentos voluntários sobre rendimentos, bens e ganhos não usados para fins oficiais.

17. Por causa da sua "imunidade soberana", a rainha não pode ser processada ou ser presa. Caso a monarca cometesse algum crime, os promotores poderiam ir atrás dela por exercer o poder executivo, mas os ministros da majestade é quem responderiam por ela.

18. O chocolate preferido da rainha é brasileiro. Samantha Aquim, chef brasileira criadora da marca Q0, presentou Elizabeth com uma caixa com suas criações durante um baile. Para surpresa geral, Elizabeth enviou uma carta para Samantha informando que o doce amargo fabricado em uma fazenda no sul da Bahia foi o melhor o melhor chocolate que ela já comeu na vida.

19. A rainha foi uma das primeiras a usar a internet. Em 1976, a majestade visitou um centro de de pesquisas em telecomunicações em Malvern, no Reino Unido, na qual se encontrava a primeira rede de computadores ARPANET. A alteza enviou um e-mail pela primeira vez, seu usuário era "HME2", sigla em inglês para "De Majestade, Elizabeth II". Em 2009, a monarca entrou para o Twitter. Já em 2010 entrou para o Facebook. E em 2019 publicou seu primeiro post no Instagram.

20. Elizabeth II não precisa se preocupar em ficar sem notas na carteira. No porão do Palácio de Buckingham existe um caixa eletrônico exclusivo para qualquer membro da dinastia Windsor sacar dinheiro. Estampando as moedas de 35 países, a rainha nunca carrega dinheiro na sua bolsa, diferentemente dos súditos, ela só coloca libras esterlinas (moeda oficial do Reino Unido) aos domingos, dia em pode doar para a igreja.

21. A rainha detém a custódia de todos os seus descendentes antes deles completarem a maioridade. Elizabeth era a responsável oficial pelos príncipes Harry e William quando crianças. Essa é uma medida de séculos passados e não sofreu alteração desde então. Com a tutela, por exemplo, é Elizabeth II quem decide como as crianças serão educadas, quem autoriza que elas possam viajar para fora do país e sempre tem a última palavra. A monarca tem quatro filhos (Charles, Andrew, Anne e Edward), oito netos (Peter Phillips, Zara Tindall, Willian, Harry, Beatrice, Eugenie, Louise Windsor e James) e nove bisnetos (George, Charlotte, Louis, Savannah, Isla, Mia, Lena, Archie e Lilibet).

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação