Polêmica

J.K Rowling é novamente acusada de transfobia nas redes sociais

Dessa vez, a autora de saga Harry Potter comentou postagem de pessoa banida do Twitter por transfobia

Correio Braziliense
postado em 25/04/2022 10:18 / atualizado em 25/04/2022 10:38
A autora já havia feito comentário transfóbico em 2020 -  (crédito: JUSTIN TALLIS)
A autora já havia feito comentário transfóbico em 2020 - (crédito: JUSTIN TALLIS)

Autora da saga Harry Potter, J.K Rowling voltou a causar polêmica na internet e ser acusada de transfobia após um comentário no Twitter.  A escritora deu boas vindas a um usuário que tinha a conta na rede social banida após falar que preferia ter Aids do que apoiar a comunidade trans. 

Após o comentário, o usuário teve a conta suspensa e recentemente conseguiu recuperar o perfil. “Bem-vindo de volta", escreveu Rowling. 

A autora já foi acusada de transfobia outras vezes. Em 2020, ao compartilhar um artigo sobre políticas públicas para a menstruação que falava em pessoas que menstruam, Rowling criticou o termo que tenta ser inclusivo com homens trans. Após a repercussão negativa, ela ainda tentou justificar. 

"Se sexo não é real, não existe atração entre pessoas do mesmo sexo. Se sexo não é real, a realidade vivida por mulheres ao redor do mundo é apagada. Conheço e amo pessoas trans, mas apagar o conceito de sexo remove a habilidade de muitos discutirem suas vidas de forma significativa. Não é ódio dizer a verdade", disse. 

No fim do ano passado, ela voltou a fazer comentários que foram tidos como transfóbicos. A autora usou o Twitter para compartilhar uma notícia de que a polícia passará a registrar estupros cometidos por criminosos com genitais masculinos como "femininos" se esse for o gênero com o qual se identificam. Em reação, a autora tuitou: "Guerra é paz. Liberdade é escravidão. Ignorância é força. O indivíduo com pênis que estuprou você é uma mulher."

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação