Obituário

Morre o cineasta Breno Silveira, diretor de 'Dois Filhos de Francisco'

Diretor também de 'Gonzaga: de pai para filho' teve um mal súbito durante filmagem de 'Dona Vitória' em Limoeiro, Pernambuco

Correio Braziliense
postado em 14/05/2022 14:19
 (crédito: Divulgação)
(crédito: Divulgação)

O cineasta Breno Silveira morreu na manhã deste sábado (14/5) aos 58 anos, em Limoeiro, Pernambuco, após sofrer um infarto fulminante durante o primeiro dia de filmagens do filme Dona Vitória, estrelado por Fernanda Montenegro. A informação foi confirmada pela produtora da qual o diretor era sócio, a Conspiração Filmes.

O diretor Breno Silveira começou a passar mal no set de filmagens do seu novo longa, apresentando taquicardia. Ele chegou a ser socorrido e levado ao hospital local, mas não resistiu. A equipe do filme está na região para rodar as cenas da infância da personagem-título.

Carreira de cineasta

Breno Silveira estreou como diretor de cinema com o longa Dois Filhos de Francisco, em 2005. O filme foi o mais assistido daquele ano com mais de 5 milhões de espectadores e chegou a obter o posto de maior sucesso do cinema nacional desde a retomada do setor, batendo Carandiru, de Hector Babenco.

Outras grandes produções de Breno foram Gonzaga: de pai para filho (2012) e Era uma vez (2008). Em 2021, o diretor estreou a série de ficção Dom, inspirada nas invasões de prédios feitas por uma gangue liderada pelo "bandido gato", no Rio de Janeiro. 

Silveira também trabalhou como diretor de fotografia do filme Carlota Joaquina, de Carla Camurati e fez alguns trabalhos como diretor de videoclipes, entre eles o premiado Segue o seco, de Marisa Monte.

O filme Dona Vitória, que Breno Silveira estava começando a filmar, é basedo na história da mulher que desmontou uma quadrilha carioca de traficantes e policiais a partir de filmagens feitas da janela do seu prédio, no bairro Copacabana, do Rio de Janeiro.

A história da personagem foi contada através de uma série de reportagens do jornal Extra, de autoria do jornalista Fábio Gusmão, ganhadora do Prêmio Esso de Jornalismo, que posteriormente também virou livro.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação