O Rock Brasil 40 Anos, festival que o Centro Cultural Banco do Brasil de Brasília (CCBB) promove desde o último dia 5, prossegue neste final de semana com quatro shows. Amanhã, se apresentam Plebe Rude e Biquíni Cavadão, enquanto domingo sobem ao palco Paralamas do Sucesso e Arnaldo Antunes.
Há algum tempo longe da cidade, Paulinho Moska estava na programação para o show de amanhã, às 19h, no gramado do CCBB. No entanto, ele testou positivo para a covid e foi substituído pela Plebe Rude, uma das bandas integrantes do célebre rock brasiliense da era de ouro de 1980. A Plebe havia aberto a temporada de shows do Rock Brasil 40 anos.
Saiba Mais
- Diversão e Arte Turnê Meu coco, de Caetano Veloso, terá nova data em Brasília em outubro
- Diversão e Arte Caldas Country Festival retorna em novembro e anuncia line-up
- Diversão e Arte Eliezer defende Arthur Aguiar dos ataques de haters: 'Deixem ele em paz'
- Diversão e Arte Virgínia Fonseca elogia sogra: 'Sonho um dia ser evoluída igual a você'
Atitude contestadora
O Biquíni Cavadão, banda carioca que surgiu na segunda metade da década de 1980 (o nome foi dado por Herbert Vianna, do Paralamas), mantém praticamente sua formação original: Bruno Gouveia, Álvaro Birita, Carlos Coelho e Miguel Flores.
Músicas conhecidas do público como Tédio, Timidez, Impossível, Zé Ninguém e Camila, estão no repertório do show."Tocar num evento que comemora os 40 anos do rock brasileiro, numa das cidades mais emblemáticas deste movimento, é muito especial para o Biquíni", ressalta Bruno Gouveia.
Banda que faz shows na capital federal desde o início da carreira, o Paralamas do Sucesso tem uma grande afinidade com os brasilienses, até porque foi aqui onde Herbert Vianna e Bi Ribeiro deram início à carreira artística. A última vez que a banda esteve na cidade foi no final de 2020, quando fez show pelo projeto Drive In, em área próxima ao Ginásio Nilson Nelson. "Estamos muito contentes por voltar a Brasília, onde sempre somos recebidos com entusiasmo e carinho pelo público. O show que faremos é o da turnê Paralamas Clássicos, com a qual estamos na estrada", adianta o baterista João Barone. "Obviamente, não faltarão sucessos que acumulamos ao longo da carreira, como Vital e sua moto, Óculos, Meu erro, Romance ideal, Alagados e Cuide bem do seu amor", anuncia.
Um dos nomes mais relevantes da música popular brasileira contemporânea, Arnaldo Antunes é uma das atrações do festival. No concerto de domingo, o cantor e compositor paulistano terá a companhia de Betão Aguiar (violão de nylon e guitarra) e Curumim (bateria e percussão). Ele irá levar aos espectadores canções que compôs na época em que integrava os Titãs, algumas do coletivo Tribalistas e as que lançou com sucesso em carreira solo, entre as quais Não vou me adaptar, Carnavália, É você, A casa é sua, Socorro e Consumado.
O rock bate na tela
Parte da programação do festival Rock Brasil, a mostra de cinema sobre aspectos da obra de ídolos do rock oitentista, iniciada na última terça-feira com a exibição da cine-biografia Cazuza — O tempo não para, de Sandra Werneck e Walter Carvalho (de 2004), prossegue neste fim de semana. Hoje, a atração é o filme Barão Vermelho - Por que a gente é assim, dirigido por Mini Kerti.
Amanhã, às 19h, haverá a exibição de Blitz — O Filme, que traz a trajetória da banda carioca, precursora do movimento roqueiro. O filme mostra Evandro Mesquita e seus companheiros de grupo desde o início, em 1982, com show no Circo Voador, à época instalado no Arpoador, em Ipanema.
Domingo, também às 19h, estará em cartaz Faroeste Caboclo, filme de Renê Sampaio, lançado em 2019, que conta a história de João Santo Cristo, personagem de música homônima, composta por Renato Russo. Para os dois filmes a entrada será franqueada ao público.
Quem for ao CCBB poderá apreciar também duas exposições. Uma é a de fotografia, de Cristina Granato, nome destacado do fotojornalismo brasileiro, que clicou 60 personalidades representativos do Rock Brasil, nas últimas décadas. A outra é dos artistas plásticos Luiz Stein e Zé Carratu, autores, por exemplo, de cenários de shows.
Rock Brasil 40 Anos
Show de Plebe Rude e Biquini Cavadão amanhã, às 19h; Paralamas do Sucesso e Arnaldo Antunes, domingo, às 19h, no gramado do Centro Cultural Banco do Brasil, Setor de Clubes Sul. Ingressos: pista, a partir de R$ 66 e camarote, a partir de 130. Cliente do cartão Ourocard do Banco do Brasil tem desconto de 50% no preço dos ingressos. Venda pelo site Eventim.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.