Música

Silvério Pontes e Marcelo Caldi lançam álbum fruto de parceria musical

O trompetista Silvério Pontes e o acordeonista Marcelo Caldi tocam em parceria há cinco anos e se apresentam nesta quarta-feira no Espaço Cultural do Choro

Irlam da Rocha Lima
postado em 08/06/2022 06:00 / atualizado em 08/06/2022 11:01
 (crédito: Marilia Figueiredo/Divulgação)
(crédito: Marilia Figueiredo/Divulgação)

Músicos de diferentes gerações, o trompetista Silvério Pontes e o acordeonista Marcelo Caldi desenvolvem uma parceria há cinco anos. O resultado deste encontro ganhou registro num CD-Book, sob o título Onde os ventos se encontram. O lançamento nacional do projeto será nesta quarta-feira (8/6) e nesta quinta (9/6), no Espaço Cultural do Choro. Pelo menos oito temas deste trabalho foram incluídos no repertório do show, com início previsto para as 20h, entre os quais os tributos Ao mestre Cartola, Dia de Domingos (feito para Dominguinhos) e Meneziana, em homenagem ao guitarrista Zé Menezes.

"Vamos tocar também Valsa para mamãe, dedicada a Lela Léa, minha mãe; e Estela Galdi, inspirada em valsas de Chiquinha Gonzaga. Viemos de famílias musicais e nossas mães são nossas heroínas", destaca Pontes. O público ouvirá, ainda, Bom dia com um bolero, Frevo de Ibitipoca, Maxixe da bailarina, Polca polaquinha e Casa do choro, que ressalta a criação da escola e casa de espetáculo na Rua da Carioca, no centro do Rio de Janeiro. De acordo com Caldi, do álbum saltam melodias claras e alegres, solares e dançantes de encanto e frescor para os dias de hoje. "A contribuição deste material talvez seja levar ares e linguagem contemporâneos do choro, recolhidos lá do final do século 19, quando as matrizes da música brasileira ganharam forma e começaram a soar nos ouvidos de nossa gente."

Durante 30 anos, o trompetista fez duo com parceiro e ídolo Zé da Velha. O acordeonista tocou no último registro do mestre do trombone e de Silvério Pontes, o CD Ouro e prata — que marcou os 50 anos de carreira de Zé da Velha. A princípio Caldi faria um "acordeon guia" que serviria apenas para orientar, Dominguinhos, o ilustre convidado do álbum. Por sugestão do criador de Eu só quero um xodó, que apreciou o que ouviu, a faixa ganhou dois acordeons.

Silvério Pontes e Marcelo Caldi voltaram a se encontrar no Baile do Almedinha, uma espécie de baile de gafieira que o bandolinista brasiliense Hamilton de Holanda comandava no Circo Voador, no bairro boêmio da Lapa. A partir dali selaram uma parceria prolífica, em, aproximadamente, 50 músicas, até agora. Dessas, selecionaram as 10 que foram registradas no CD-Book.O livro vai ser apresentado, também, durante uma oficina para alunos da Escola Brasileira de Choro Raphael Rabello, amanhã, às 18h.


Silvério Pontes e Marcelo Caldi

Show do trompetista e do acordeonista nesta quarta-feira (8/6) e quinta-feira (9/6), às 20h30, pelo projeto 60 Anos de Choro, no Espaço Cultural do Choro (Eixo Monumental). Ingressos pelo site Eventim. Informações: 3225-1199.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação