Música

Cantor Pedro Mariano lança 'Novo capítulo', com composições próprias

O novo álbum 'Novo capítulo', composto por 11 faixas inéditas, chegou às plataformas digitais no dia 20 de maio e inaugura uma nova fase na carreira de Pedro Mariano

Pedro Almeida*
postado em 07/06/2022 16:07 / atualizado em 07/06/2022 16:10
Pedro Mariano investiu em composições próprias nesse novo trabalho -  (crédito: Divulgação/Brunini)
Pedro Mariano investiu em composições próprias nesse novo trabalho - (crédito: Divulgação/Brunini)

O cantor Pedro Mariano abriu, no dia 20 de maio, uma nova fase da carreira com o álbum Novo capítulo. Composto por onze faixas inéditas, o disco tem produção de Dudu Borges e participação do renomado arranjador norte-americano Jerry Hey. A obra está disponível para audição em todas as plataformas de streaming.

Dos 47 anos vividos por Pedro Mariano, 35 foram dedicados à música. Com uma carreira à beira das bodas de esmeralda, o artista encontrou, mais de três décadas após ter pisado em um palco pela primeira vez, uma nova página na relação com a música. Não à toa, o novo trabalho de estúdio de Mariano é intitulado Novo capítulo. Isso não significa, contudo, uma mudança. Pedro afirma que a nova fase é nada mais que uma afirmação do trabalho construído ao longo dos anos. O paulista filho da cantora Elis Regina com o pianista César Camargo Mariano encontra, no décimo disco de estúdio, a síntese da voz construída na carreira.

Há, entretanto, uma diferença. Conhecido pelo trabalho como intérprete, o artista, desta vez, empunha a caneta e assina seis das onze faixas. Com isso, abre brecha para que a nova etapa seja pavimentada, cada vez mais, por canções próprias. A vontade de se aventurar nas composições nasceu de uma provocação do produtor Dudu Borges: “Ele [Dudu] é compositor. Ele sempre foi, sempre compôs. Ele sempre colocou pra mim que a minha participação [como compositor] era determinante, porque eu sou o dono da voz, o dono do discurso”. Mariano explica o porquê de nunca ter focado nas composições próprias: “Eu nunca foquei nisso. Na verdade, nunca foi uma coisa que eu acordava todo dia e falava ‘preciso compor’. Não era uma coisa que me fazia falta justamente por eu ter acesso a tanta gente com quem me dou bem e me oferece um repertório com o qual eu me identifico”.

A presença do produtor Dudu Borges foi um diferencial no novo trabalho. Ambos flertavam profissionalmente há algum tempo. Com círculos sociais parecidos, os dois, Dudu e Pedro, conheciam os respectivos trabalhos e cultivavam uma admiração mútua: “Quando eu decidi ligar para o Dudu para trabalharmos juntos, ele me respondeu que esperou dez anos por aquela ligação”, afirma Mariano. Unido pela primeira vez no álbum A2, de 2019, o duo decidiu estender o entrosamento para o Novo capítulo.

O estúdio de Dudu Borges tornou-se um parque de diversões para o cantor. Além de gravar as vozes, Pedro Mariano toca bateria em todas as faixas do álbum. “Ninguém acredita quando conto que sou eu tocando”, brinca o artista. “Eu gosto de gravar [a bateria] quando sinto que sou o que a música precisa. Caso haja a necessidade de convidar outra pessoa para tocar, abro o espaço sem problemas. Tudo em prol da música”.

Ao perceber que o álbum poderia ser beneficiado com a adição de instrumentos de sopro e cordas, Dudu novamente provocou Mariano a pensar no arranjador dos sonhos. O norte-americano Jerry Hey, que trabalhou com nomes como Michael Jackson, Quincy Jones e Earth Wind & Fire, foi quem surgiu na ponta da língua do artista. O sonho tornou-se, então, realidade. Hey topou participar de duas faixas e escreveu o arranjo de abertura do disco que abre um mundo de possibilidades a Pedro Mariano.

*Estagiário sob supervisão de Nahima Maciel

Ouça Novo capítulo, de Pedro Mariano

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação