Rede Social

Conheça a BeReal, rede social de fotos que não permite o uso de filtros

Criada em 2020, a plataforma francesa BeReal ("seja real", em português), é uma espécie de antítese do Instagram e tem conquistado o público; saiba como funciona!

Aline Gouveia
postado em 13/06/2022 15:36 / atualizado em 13/06/2022 15:36
Assim como o Instagram e o Facebook, o aplicativo permite reagir nas publicações, mas ao invés de emojis, é o próprio usuário que tira a selfie da reação -  (crédito: Arquivo Pessoal)
Assim como o Instagram e o Facebook, o aplicativo permite reagir nas publicações, mas ao invés de emojis, é o próprio usuário que tira a selfie da reação - (crédito: Arquivo Pessoal)

Com a proposta de mostrar a "vida real" — sem filtros — a plataforma BeReal vem ganhando espaço nos últimos meses e conquistando mais seguidores. O aplicativo foi criado em 2020 e só permite a postagens de fotos tiradas em tempo real. Todos os dias, em diferentes horários, os usuários recebem uma notificação e têm apenas dois minutos para tirar a foto. No momento do registro, as duas câmeras são ativadas ao mesmo tempo, registrando a selfie e o que a pessoa está vendo.

As publicações diárias de cada usuário são arquivadas e exibidas como "memórias" no perfil. Assim como o Instagram e o Facebook, o aplicativo permite reagir nas publicações, mas ao invés de emojis, é o próprio usuário que tira a selfie da reação.

"BeReal é vida, vida real, e esta vida não tem filtros", anuncia a plataforma.

Outro fator importante é que o BeReal não mostra o número de seguidores de cada perfil e não permite anúncios — pois de acordo com os idealizadores — a rede não tem o intuito de tornar ninguém famoso. Criado por Alexis Barreyat e Kévin Perreau, o BeReal possui mais de 1 milhão de downloads e é bem avaliado pelos usuários na PlayStore. Dados da plataforma Apptopia revelaram o crescimento de 315% de novos usuários nos primeiros meses de 2022.

No Brasil, foram registrados cerca de 162 mil downloads no primeiro trimestre de 2022. Os dados são da plataforma Data.Ai e consideram dispositivos iOS e Android.

Já no Twitter, o assunto vem sendo cada vez mais comentado. Usuários até fizeram petição para aumentar o número de registros diários na plataforma.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação