MÚSICA

Drake lança o esquecível álbum ‘Honestly, nevermind’; Leia a crítica

Drake lançou, de surpresa, na madrugada desta sexta-feira (17/6), o sétimo álbum de estúdio. O disco conta com 14 faixas e apenas uma participação

*Evellyn Paola
postado em 17/06/2022 16:58 / atualizado em 17/06/2022 16:58
Capa do novo álbum de Drake, 'Honestly, Nevermind' -  (crédito: Spotify/Reprodução)
Capa do novo álbum de Drake, 'Honestly, Nevermind' - (crédito: Spotify/Reprodução)

Na madrugada de sexta-feira (17/6), o rapper Drake disponibilizou o sétimo álbum de estúdio da carreira, Honestly, nevermind. O anúncio veio por meio de um post no Instagram e pegou os fãs de surpresa, visto que o músico não deu nenhum aviso prévio. Com a foto da capa no post, a legenda apenas dizia que o álbum Honestly, nevermind seria liberado à meia-noite.

Confira:

Honestly, nevermind conta com 14 faixas e foi produzido por Drake, em parceria com o colaborador de longa data, Noah Shebib; o empresário de Drake, Oliver El-Khatib; o vencedor do Grammy de 2022, Black Coffee; e Noel Cadastre. Além disso, o álbum é dedicado ao Virgil Abloh, designer da Louis Vuitton e da Off White, que morreu em 2021 em decorrência de um câncer.

Ouça o álbum:


O novo disco sucede Certified Lover Boy, lançado em 2021, que inclui 21 músicas, além da participação de Lil Baby, Lil Durk, Giveon, Jay-Z, Travis Scott, Future, Young Thug, 21 Savage, Project Pat, Tems, Lil Wayne, Rick Ross e Kid Cudi, além de ter alcançado o primeiro lugar na Billboard 200.

Na descrição do álbum na plataforma Apple Music, é possível ler um manifesto escrito pelo próprio Drake, que fala sobre o processo de composição da obra e desabafa sobre tudo que vem vivendo. “Deixo minha humildade se transformar em dormência às vezes, deixando o tempo passar, sabendo que tenho resistência para pegá-lo outra vez”, escreveu. “Eu trabalho com cada respiração do meu corpo porque é o trabalho e não o ar que me faz sentir vivo. Isso é uma m… realmente prejudicial, mas é essa m… que minha mente perfeccionista realmente não se importa, porque ninguém sabe o que está em minha mente quando vou dormir às 9 e acordo às 5 – a menos que eu diga em rima.”

Logo após o lançamento do disco, o videoclipe de Falling Back, segunda música do álbum, foi liberado. No vídeo, com duração de mais de nove minutos, dirigido pelo Diretor X e com uma participação especial de Tristan Thompson, Drake se casa com 23 mulheres, que estão enfileiradas apenas esperando sua vez para subir ao altar. O vídeo inclui uma mensagem “Free YSL”, apoiando os artistas do grupo de rap YSL,  cujos integrantes estão atualmente presos por acusações de extorsão e formação de quadrilha. Confira o vídeo abaixo:

Crítica

Honestly, nevermind, traduzido para o português, é algo como ‘honestamente, esqueça’, o que faz ligação direta com a emoção — ou a falta dela — que o disco traz. O álbum é tão cansativo quanto qualquer coisa que ele já fez, mas o som deu a ele, pelo menos, o impulso criativo que sua carreira de estúdio vem necessitando.

Falling Back mostra ser uma das falhas do projeto; não ofusca o brilho de Currents e Sticky, ou a única faixa em dupla, Jimmy Cooks, com o 21 Savage. A letra da parceria da dupla ainda faz uma ‘piada’ sobre o infame acontecido no Oscar de 2022, o tapa de Will Smith no Chris Rock: “Se eu fosse Will Smith, eu o teria esbofeteado com um pau”.

Chegando apenas nove meses após o último trabalho, como a maioria dos lançamentos de Drake, Honestly, nevermind é uma elevação do nível do rapper, mesmo que seja esquecível, sem perspectiva de um hit. Ele não traz tanta novidade quanto era o esperado para um artista desse porte, visto que Drake foi o primeiro cantor a ter mais de 100 músicas com 100 milhões de reproduções no Spotify.

*Estagiária sob a supervisão de Nahima Maciel

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação