Literatura

36ª Feira do Livro começa nesta sexta na Esplanada dos Ministérios

A edição deste ano ocorre no Complexo Cultural da República, na Esplanada dos Ministérios, e vai até o dia 26 de junho

Camilla Germano
postado em 17/06/2022 20:11 / atualizado em 18/06/2022 14:17
 (crédito: Camilla Germano/CB/D.A Press)
(crédito: Camilla Germano/CB/D.A Press)

Com o tema "O Quadradinho, o Quadrinho e a Leitura… Sempre em Frente", em homenagem ao ilustrador e escritor Roger Mello, a 36ª edição da Feira do Livro de Brasília (FeLiB) começa nesta sexta-feira (17/6), no Complexo Cultural da República, na Esplanada dos Ministérios. O evento ocorrerá até 26 de junho, de forma presencial, com classificação indicativa livre e entrada franca.

Durante os dias do evento, a expectativa é receber mais de 80 mil visitantes. Além das exposições, a Feira terá ainda programações para todas as idades, palestras, apresentações culturais e ações educativas em mais de 60 estandes.

A Feira terá foco também na sustentabilidade e todo o lixo gerado no local será reciclado após o evento. Além disso, Roger Mello, ilustrador e escritor, e Antônio Miranda, fundador da Biblioteca Nacional, serão os grandes homenageados.

  • 36ª edição da Feira do Livro de Brasília (FeLiB) Rafael Martins/CB/D.A Press
  • 36ª edição da Feira do Livro de Brasília (FeLiB) Rafael Martins/CB/D.A Press
  • A 36ª edição da Feira do Livro de Brasília (FeLiB) oferece milhares de exemplares de obras de autores nacionais e internacionais Rafael Martins/CB/D.A Press
  • 36ª edição da Feira do Livro de Brasília (FeLiB) Rafael Martins/CB/D.A Press
  • 36ª edição da Feira do Livro de Brasília (FeLiB) Rafael Martins/CB/D.A Press

No evento de abertura, algumas entidades do Governo do Distrito Federal (GDF) e outras organizações marcaram presença no local. O secretário de turismo, William Almeida; a ex-secretária de turismo Vanessa Mendonça; o administrador do Instituto de Produção Socioeducativo e Cultural Brasileiro (IPCB), Jorge Luiz; da Câmara do Livro, Ivan Valério; o Superintendente do Iphan, Saulo Diniz e o representante da secretária de Educação, Nivaldo Félix.

Homenageados

Um dos homenageados do evento, Antônio Miranda — primeiro diretor da Biblioteca Nacional de Brasília — falou na aberturada Feira. "Muito especial estar aqui agora aqui compartilhando com esses outros homenageados esse grande evento da cultura cidadã”, garante.

O ilustrador e escritor Roger Mello também agradeceu a homenagem e enalteceu a realização da Feira. "Ainda há quem queira que o livro seja afastado das pessoas, mas ele tá aqui, ele é uma forma de resistência", pontuou.

Ponto Cultural Importante

Os amigos Luis Menezes, 27 anos, Andrezza Cardoso, 28, e Angélica Mota, 23, sempre marcam presença na Feira. Para eles, a ideia de vir até o local garante uma experiência mais social para o processo de compra de livros. “Quando a gente vem na Feira, a gente pode apresentar um gênero novo para alguém”, explica Luiz.

O jovem conta também que outro fator positivo é poder conversar com os autores. “Eu sou designer e conversei com o autor de um livro sobre a diagramação, ele assinou o livro, isso é impossível de acontecer quando se compra on-line”, diz. 

Angélica já tinha dado uma volta no grande espaço de tendas por entre o Museu e Biblioteca Nacional, e revelou que achou os preços mais baratos do que os outros anos e até mesmo das lojas on-line.

Ela também acredita que o fato de o evento estar ocorrendo na Esplanada dos Ministérios, próximo à Rodoviária do Plano Piloto, ajuda a trazer mais pessoas para prestigiar.

  • A professora Tina Porto, com os filhos Ana e Pedro, curtiram o fim da tarde na Feira do Livro de Brasília Camilla Germano/CB/D.A Press
  • A Feira do Livro de Brasília deste ano ocorre na Esplanada dos Ministério Camilla Germano/CB/D.A Press

A professora Tina Porto, 43, veio prestigiar a Feira com os filhos Ana e Pedro, 13 e 9 anos, respectivamente. Ela conta que já vinha no evento antes mesmo de ter filhos, e agora a família toda marca presença — todos os anos. “Ajuda a incentivar a leitura e por eles serem filhos de professora ajuda mais ainda”, brinca ela.

Ela também acha que o espaço é ótimo para apresentar a literatura para a população. “Eu acho bacana também porque dá oportunidade para os autores brasilienses de divulgarem seus trabalhos”, comenta também.

Marcelo Quirino, 36, trabalha como auxiliar administrativo da Paulus Editoria. Há dez anos eles têm um estande na Feira e, apesar da expectativa de venda não ser muito alta, por causa da pandemia, ele acredita que voltar a ter o evento presencialmente é muito importante. “Muito bom voltar com a Feira porque é um evento cultural que Brasília precisa”, garante.

Serviço

36ª Feira do Livro de Brasília - FeLiB

  • Data: de 17 a 26 de junho de 2022
  • Local: Complexo Cultural da República (Esplanada dos Ministérios)
  • Horário: de segunda a sexta-feira, das 9h às 22h. - Sábados e domingos, das 10h às 22h
  • Entrada: gratuita
  • Classificação indicativa: livre

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação