Feira

Inspirada em SP e RJ, Brasília promove Feira de Arte Contemporânea

Feira Brasília de Arte Contemporânea (FBAC) contará com palestras, oficinas com artistas visuais, feira livre de trocas de fotografia e feira de mercado de publicações independentes

Ândrea Malcher*
postado em 25/06/2022 06:00
 (crédito: Material de divulgação)
(crédito: Material de divulgação)

Brasília será palco, entre 29 de junho e 3 de julho, da Feira Brasília de Arte Contemporânea (FBAC). O evento é gratuito, ocorrerá no Espaço Cultural Renato Russo e reunirá mais de 600 obras.

Além da Feira, serão realizadas palestras centradas em investimento, colecionismo, sistema da arte e de mercado editorial; oficinas com artistas visuais; Feira Livre de Troca de Fotografia; e Feira de Mercado de Publicações Independentes.

A criadora da mostra, a galerista Onice Moraes, afirma que o principal objetivo do evento já foi concretizado, de alguma forma. "O intercâmbio entre galerias, a possibilidade de mostrar o universo da arte em Brasília, do que é produzido na cidade, e, principalmente, o mercado. Para que galeristas e artistas tenham a oportunidade de vender suas obras."

Há anos visitando feiras do tipo em cidades como Rio de Janeiro e São Paulo, surgiu o desejo de trazer o modelo para a comunidade artística e público local. "Via que as cidades capitais poderiam ter uma feira tão grande e importante, por que não Brasília, que é capital da República e tem um universo de artistas muito bom?", pondera Moraes.

ArtBSB Escritório de Arte, Bento Viana Galeria, Casa Albuquerque Galeria de Arte, Galeria Clima, Galeria Index, Oto Reifschneider Galeria de Arte, Papel Assinado, Referência Galeria de Arte, Sanagê Esculturas; e Tachotte&Co são algumas das galerias que estarão presentes.

Foram escolhidas, ainda, as galerias Risofloras, de Ceilândia; A pilastra, do Guará; e RAXIV, de São Sebastião, por meio do Projeto Radar, uma parceria com o Correio, buscando dar maior visibilidade para a arte produzida nas Regiões Administrativas do Distrito Federal. "O Projeto Radar é muito importante, pois trazemos galerias, artistas e pessoas da periferia para o universo do Plano Piloto, onde estão algumas galerias que trabalham a mais tempo. Essa troca é muito importante para ambas as partes: tanto para quem não vivencia o Plano Piloto quanto para quem não vivencia o universo das satélites."

No fim de semana de 2 e 3 de julho, o público do evento poderá participar da Feira Livre de Troca de Fotografia, organizado pela artista visual e produtora cultural Dani Estrella; além da presença de publicações de editoras independentes, como Selo Risco Impresso, A Bolha Editora, Lote 42 e Grafisch Atelier Hidrolands.

Por fim, visando a manutenção e ampliação dos acervos de arte de instituições públicas, a FBAC promoverá um programa de doações de obras para o Museu Nacional da República.

A diretora do museu, Sara Seilert, visitará os estandes, selecionando obras que interessam à instituição. A aquisição para doação, por parte de colecionadores, será direta com a galeria que representa o artista.

*Estagiária sob a supervisão de Severino Francisco


Serviço

Feira Brasília de Arte Contemporânea, de 29 de junho a 3 de julho - de quarta a domingo, das 12h às 20h, na 508 sul.

 

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação