LITERATURA

Autora candanga Marina Mara lança livro que narra lendas cerratenses

'Lendas Candangas', quinta obra escrita por Mara é composta por poemas e contos sobre personagens reais e fictícios da cultura brasiliense

Davi Cruz*
postado em 24/06/2022 18:30
 (crédito: Marina Mara/Divulgação)
(crédito: Marina Mara/Divulgação)

Nesta sexta-feira (24/6), das 20h à 01h, a escritora natural de Taguatinga, Marina Mara lança, na Galeria Olho de Águia, o livro Lendas Candangas. A artista apresenta uma coletânea de mitos urbanos, com personagens de várias regiões administrativas da capital do país.

A obra Lendas Candangas, é composta por uma série de contos reais e ficcionais da cultura candanga. O livro conta a fundo histórias como: O Menino Lobo-Guará, A Jacaré do Lago Paranoá, A Elefanta do Zoológico, o Diabo do Gama, o Menino Jesus de Brazlândia e o Palhaço do Planalto.

Em entrevista para o Correio, Marina Mara descreve a importância de narrar esses contos para o público. "A história de narrar as lendas candangas é exatamente essa diferença, de ter nascido lendas aqui na capital, contada por pessoas que vieram de vários estados do país. Então assim, como por exemplo, no cantador de concreto é uma é uma declaração de amor à Ceilandia, aos nordestinos que vieram construir Brasília”, aponta Marina. “E essa é a importância que as histórias não se percam que a oral ou ela possa ter um um que ela possa chegar a mais pessoas e que a gente saiba que a gente tem cultura assim, a gente tem história e se diz que não tem, a gente inventa.”, conclui a escritora.

A escritora ainda declara que os leitores podem esperar uma leitura poética e política. “É um livro de literatura fantástica que coloca lado a lado realidade e ficção e muitas vezes a realidade é muito mais aterrorizante do que a ficção. Então esse balanço entre realidade e eh entre fatos e fantasia fica ali num num numa linha condutora do livro. Eu acho bem interessante essa parte.”, completa Marina

Marina Mara conta que o interesse por dar voz a essas lendas surgiu desde a infância, quando ouvia histórias em programas da rádio e reunia todos a sua volta para acompanhar. “Então eu tomei a minha liberdade literária pra dar continuidade de falar quem estava lá, criar personagens e fazer uma grande homenagem a todas essas cidades aqui do Distrito Federal, que tem muita história pra contar.”, descreve a artista.

A autora ainda frisou que a escolha da Galeria Olho de Águia para o lançamento do seu livro, se deu exatamente por ser na mesma RA que ela nasceu, em Taguatinga. “Uma cidade que onde com certeza esse livro nasceu também e de lá pra foi agregando histórias e hoje eu realizo esse sonho de colocar em um livro e contar, passar pra frente, porque assim que a história tem que tá, na boca do povo, no nosso coração, no nosso imaginário, é assim que se constrói uma cultura.”, encerra Marina Mara

SERVIÇO

Lançamento do livro - Lendas Candangas
Nesta sexta-feira (24/6), a partir das 20h até à 01h, na Galeria Olho de Águia, em Taguatinga. A entrada é gratuita.

*Estagiário sob a supervisão de Pedro Ibarra

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação