Roberto Menescal volta a Brasília com show 500 do Clube da Bossa

O compositor Roberto Menescal é a atração especial do show de número 500, neste sábado (11/6), no Clube da Bossa, entidade brasiliense que cultiva esse gênero musical

Roberto Menescal era um jovem de 19 anos quando, durante passeio de barco pelo Oceano Atlântico, ao se aproximar de Cabo Frio, cidade do litoral fluminense, veio a inspiração para compor um tema musical, que dias depois receberia letra do amigo e jornalista Ronaldo Bôscoli. Com o título de O barquinho, a canção tornou-se clássico ao ser gravada por João Gilberto no LP Chega de saudade — marco  da Bossa Nova.

Com 60 anos de carreira, o compositor, violonista e produtor capixaba — radicado no Rio de Janeiro desde a adolescência — mantém-se em plena atividade. No último fim de semana participou de um festival de jazz em Ilhabela, no litoral paulista. Neste sábado, de volta a Brasília, será a atração principal do show de número 500 do Clube da Bossa, no Teatro Sílvio Barbato do Sesc, no Setor Comercial Sul.

Iniciativa do engenheiro e professor universitário Dikran Berberian, o Clube da Bossa foi criado no final em 2006. A inauguração ocorreu em 16 de dezembro daquele ano com um show memorável do grupo Os Cariocas. "Ao criar o Clube da Bossa, tivemos como objetivo divulgar e difundir o que o Brasil faz melhor musicalmente que é a bossa nova. Pela sua construção harmônica, pelo lirismo das letras, esse estilo musical conquistou o mundo. Em Brasília, buscamos levar ao público a autêntica cultura brasileira", ressalta Berberian. "Chegamos ao 500º evento, a grande maioria gratuito. Trouxemos para esta celebração o grande Roberto Menescal, um ícone da Bossa Nova e amigo da nossa instituição", acrescenta.

Durante 12 anos o Clube da Bossa manteve atividade regular, com apresentações de artistas locais e convidados de outras cidades brasileiras, entre os quais Carlos Lyra, Marcos Valle, Wanda Sá, Leny Andrade, Zé Luiz Mazziotti, Jaques Morelembaum, Cristovão Bastos, Nelson Faria, Cris Fellano e Carol Saboya, além, é claro, Roberto Menescal.

Há três anos, com o corte do apoio financeiro que recebia do Sesc-DF, o clube passou a se manter apenas com a contribuição voluntária dos associados, passando a realizar eventos itinerantes, em parceria com a Abac e o Carpe Diem Jardim do Centro Cultural Banco do Brasil. Durante a pandemia, a instituição desenvolveu uma programação on-line, com a postagem semanal de vídeos dos shows já realizados e lives de artistas brasileiros.

Na celebração do 500º show, além de Menescal haverá a apresentação das cantoras Ana Reis, Célia Rabello, Liz Rosa e Márcia Tauil. Nos acompanhamentos estarão o violonista Marcus Moraes e o contrabaixista Oswaldo Amorim. Do repertório farão parte canções que o compositor fez com Ronaldo Bôscoli, Chico Buarque, Paulo César Pinheiro, Jotabê e Reginaldo Mil, entre as quais, obviamente, o clássico O barquinho.

Clube da Bossa — Show Nº 500

Apresentação de Roberto Menescal e das cantoras Ana Reis, Célia Rabello, Liz Rosa e Márcia Tauil, neste sábado (11/6), às 11h30, no Teatro Sílvio Barbato do Sesc, no Edifício Eurico Dutra, Setor Comercial Sul. Ingressos: R$ 40 e R$ 20 (para sócios). Os ingressos devem ser retirados com duas horas de antecedência.

Saiba Mais