Show

25º ArteFato faz arrasta-pé junino no Espaço Cultural Renato Russo

ArteFato reúne música, literatura e design. A programação também contempla bancários que são artistas fora do espaço bancário

O Espaço Cultural Renato Russo recebe nesta terça-feira, a partir das 20h, o 25º ArteFato, evento que reúne música, literatura e design. Promovido pelo Sindicato dos Bancários de Brasília, o tema do evento será "O forró tá bom demais" e embalará o público com os ritmos juninos do forró e sertanejo.

Ao Correio, Adriano Rocha, diretor-geral do Programa ArteFato, falou sobre o retorno do evento após uma breve pausa e as expectativas para a festa, que além de ser presencial também poderá ser acompanhada pelo canal oficial no YouTube do Sindicato.

O Programa surgiu durante o período de isolamento social, causado pela pandemia da covid-19, em 2020. "Nascia ali um espaço em que os artistas pudessem se apresentar, respeitando as normas de segurança que a situação exigia e lhes proporcionando uma fonte de renda, num dos momentos mais obscuros da história recente da humanidade", explica Rocha.

Na primeira temporada, os artistas que se apresentavam eram selecionados com critérios como gênero, raça e mérito cultural, buscando aqueles que foram mais impactados pelas restrições impostas pelo momento.

Atualmente esses artistas são escolhidos a partir de inscrições. A programação também contempla bancários que são artistas fora do espaço bancário. "O ArteFato trará, além de atrações bancárias, artistas de notório conhecimento no DF. Nossa expectativa é que o público conheça mais os artistas locais, valorizando o trabalho desenvolvido no Distrito Federal."

Dentre as atrações estão Felipe e Vittor Hugo, acompanhados pelo instrumentista e cantor Cristoferson Santos, funcionário do Banco do Brasil; Luizão do Forró; o designer Fabiano Santana, que também é gerente bancário; e a escritora Giordana Bonifácio. "O Sindicato também tem como objetivo enaltecer a classe artística bancária, por meio do ArteFato. O público brasiliense terá boas surpresas com a programação do ArteFato", finaliza o diretor-geral do evento.

*Estagiária sob a supervisão de Severino Francisco

Serviço

Programa ArteFato, hoje (28/6), a partir das 20h, na CRS 508 ou no canal do Sindicato dos Bancários
de Brasília no YouTube, entrada gratuita.

Saiba Mais