LUTO

Dad Squarisi, do Correio, foi uma das convidadas do Programa do Jô

Em 2012, a escritora e editora de Opinião do Correio Braziliense foi recebida por Jô para uma entrevista em que falaram sobre a língua portuguesa

Débora Oliveira
postado em 06/08/2022 18:21
 (crédito: Reprodução Globo)
(crédito: Reprodução Globo)

Conhecido por muitos talentos, entre eles, sua forma irreverente de entrevistar convidados no Programa do Jô, que foi ar por 15 temporadas, José Eugênio Soares marcava a trajetória de quem passava pelo seu quadro de entrevistas. Entre as muitas pessoas que se sentaram no “sofá do Jô”, está a professora de português, escritora libanesa e editora de Opinião do Correio Braziliense Dad Squarisi.

A participação de Dad Squarisi no talk-show ocorreu em maio de 2012, quando lançou o Manual de Redação e Estilo para Mídias Convergentes, pela Geração Editora. O apresentador começou o bate-papo perguntando a Dad se existe um estilo especial de escrita para as mídias convergentes. “Tem, a internet já tem um estilo especial. Na internet funciona como aquelas bonecas russas, dentro delas vão todas as mídias e é possível encontrar jornal, revista, rádio, tevê, blogs, sites, entre outros. Então, há uma convergência de mídia para a plataforma”, contou a escritora.

Ao longo da entrevista, Jô perguntou ainda sobre a experiência de criar um manual para uma mídia tão mutável e, durante a conversa, Dad explicou que depende do problema, mas que tudo é questão de adequação. “Vou dar um exemplo: o jornal que leio na internet tem uma linguagem culta. Quando vou participar de uma sala de bate-papo, é um código muito mais resumido, que dá a impressão de que os interlocutores estão conversando, de que não existe a barreira das telas entre eles. Se vou escrever para o Twitter, tenho que usar 140 caracteres; se vou escrever no meu blog, cada um tem o seu estilo no blog. Mas, de qualquer forma, a internet tem como característica o texto curto, que é algo fundamental e, depois, adapto a linguagem às diferentes mídias que estou utilizando", explicou.

Com bom-humor, Jô Soares aproveitou o momento para tirar dúvidas de português, saber em que as pessoas mais têm dificuldade, e brincou com a escritora perguntando se ela conseguia teclar com os 10 dedos da mão. O apresentador explicou que, no caso dele, era necessário ficar olhando para o teclado. Durante a entrevista, Dad falou ainda sobre seus mais de 17 anos de experiência redigindo discursos para senadores e sobre sua carreira como um todo.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação