Show

Engels Espíritos é atração no Clube do Choro

O show marca a volta do músico aos palcos após o período de dois anos e meio afastado, em decorrência da pandemia da covid-19

Davi Cruz*
postado em 12/08/2022 06:00
 (crédito:  André Lino/Divulgação)
(crédito: André Lino/Divulgação)

O gaitista e cantor natural de Brasília Engels Espíritos lança hoje o EP Gaitada, no Clube do Choro, a partir das 21h. O show marca a volta do músico aos palcos após o período de dois anos e meio afastado, em decorrência da pandemia da covid-19. Além de ser considerado um dos artistas mais prestigiados da capital, Engels apresentará o grande arcabouço musical, resultado de 25 anos de carreira do músico.

No EP Gaitadas, Engels Espíritos apresenta novas estruturas sonoras e melódicas e arranjos marcantes em que funde o blues, rock e funk aos ritmos brasileiros. O músico quebra os paradigmas que giram em torno da gaita, que, para muitos, é um instrumento exclusivo do blues, jazz e rock, mas para Engels a relação estabelecida com ela o fez expandir o leque de possibilidades para o vasto repertório musical.

O talento do gaitista não restringiu-se apenas ao quadradinho, o trabalho diverso de Engels fez com que ele recebesse alguns convites nos anos de 1997 e 1999 para dividir palco com grandes nomes da música internacional, como Brian Cober, Jeff Healey e Philip Sayce, guitarrista ganhador do Oscar de melhor música do ano de 2007 ao lado da cantora Melissa Etheridge, com a canção I need to wake up. O gaitista ainda realizou a primeira turnê internacional em 2003 onde levou o show para sete cidades da Alemanha e, em 2007 e em 2008, para o Canadá e EUA.

Em entrevista ao Correio, Engels Espíritos fala sobre o material criado por ele durante a pandemia, trabalho no qual o músico compôs cerca de 30 canções, mas a falta de recursos o impediu de gravar um álbum inteiro. "Por esta razão gravei um EP com cinco composições novas e cada música com uma essência diferente nas letras e na parte instrumental", diz. O gaitista fala sobre a mensagem que deseja levar ao público no show por meio das letras. "Trazer uma reflexão, uma descoberta de um Brasil esquecido, mágico e belo de forma divertida com muita musicalidade, numa fusão entre os estilos da música nordestina brasileira e o blues/rock", conclui.

"O objetivo deste novo trabalho no Clube do Choro é apresentar um repertório de músicas que é resultado de mais de 25 anos de pesquisa, estudo e criações com este instrumento incrível que é a gaita, instrumento ilimitado que pode se expressar livremente nos mais diversos estilos da música", descreve Engels. O músico sai em defesa do instrumento que o acompanha. "A gaita é um instrumento como qualquer outro e pode tocar qualquer linguagem de música com sonoridades incríveis e inimagináveis", afirma.

Engels Espíritos não deixou de lado a emoção de retornar aos palcos após tanto tempo, o músico passa por um mix de sentimentos: liberdade, alegria e felicidade. "Estou me sentindo muito sensível, chorei durante alguns ensaios tocando as músicas, foi uma emoção incrível. Estou com muita energia contida e pronto para entrar em erupção no palco lançando notas na gaita como um vulcão em erupção", comenta com entusiasmo. O gaitista promete agitar a noite no Clube do Choro com a apresentação. "Muitas novidades através da música, um show com muita energia, expressividade e amor. O show será de pura energia e musicalidade ilimitada de energia atômica!", encerra.

Serviço

Show de lançamento do EP Gaitadas, de Engels Espíritos, no Clube do Choro, hoje, a partir das 21h. Ingressos: R$25. À venda no site da bilheteria digital, livre para todas as idades.

*Estagiário sob a supervisão de Severino Francisco

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação