Famosos

Quantos anos tem Gloria Maria? Jornalista da Globo faz aniversário hoje

Além do mistério em torno da idade, Gloria Maria carrega momentos históricos em seu currículo e uma coleção de memes icônicos

Cecília Sóter
postado em 15/08/2022 12:51 / atualizado em 15/08/2022 12:53
 (crédito: Reprodução/Instagram)
(crédito: Reprodução/Instagram)

A jornalista Gloria Maria faz aniversário nesta segunda-feira (15/8), ainda sem revelar qual é a sua verdadeira idade, o mistério que permeia o imaginário dos brasileiros.

Para a veterana, o enigma em torno da sua idade já virou um folclore. Em uma entrevista em 2019 para a coluna de Patrícia Kogut, do Jornal O Globo, Gloria Maria contou que pretende nunca revelar o segredo.

'Eu viajo o tempo todo. Aonde vou preciso mostrar minha identidade. Não tenho como esconder a idade. Todo mundo sabe, não existe mistério. Mas isso virou um folclore. Todos ficam intrigados porque tenho quase 40 anos de jornalismo. Três ou quatro gerações já me viram na TV. Então, pensam: 'Essa mulher tem 200 anos'. O que vou fazer? Quando falo, ninguém acredita. Então, melhor não falar. Não vou tirar a ilusão de um país inteiro. As pessoas querem viver disso, vamos deixar, né?", comentou.

Na oportunidade, a jornalista falou ainda que, se depender dela, mesmo quando morrer, a idade não irá a público. "Isso vai me acompanhar até a morte. Nem quando morrer vou deixar falarem a minha idade, nem no Jornal Nacional", afirmou.

"Eu tenho uma regra: quando fizerem meu obituário no JN, a única coisa que não pode ter é a idade. Eu fiz todo mundo se comprometer comigo. Se, depois de morta, eles botarem a minha idade, puxo a perna de todo mundo", brincou.

Quando foi tomar o imunizante contra a covid-19, Gloria Maria brincou com o mito. "Esperei para postar para ver se alguém tinha conseguido me fotografar vacinando! Até ofereci um prêmio, lembra? Já que ninguém conseguiu, o prêmio é meu!", escreveu a jornalista ao compartilhar uma foto sendo vacinada.

Mais curiosidades sobre Gloria Maria

Independente da idade, fato é que Gloria Maria é um ícone da televisão brasileira e coleciona momentos memoráveis ao longo de seus mais de 50 anos de carreira.

Gloria Maria foi a primeira repórter negra da TV brasileira. Ela estreou na Globo no dia 20 de novembro de 1971 em uma reportagem sobre a queda do Elevado Paulo de Frontin, um viaduto no Rio de Janeiro. Além disso, foi também a primeira a fazer um link ao vivo na televisão. Em 1976, a repórter fez uma entrada no Jornal Nacional para falar do trânsito.

Ela também esteve na primeira transmissão em HD da TV brasileira, em 2007, no Fantástico, ao lado de Zeca Camargo. Glória foi a única jornalista a entrevistar o cantor Michael Jackson em 1996, no dia da gravação do clipe They Don't Care About Us no Rio de Janeiro.

A jornalista também foi a única brasileira a sair da órbita da Terra para experimentar a gravidade zero em um evento realizado pela Nasa em 2007. Ela ainda foi a primeira mulher a usar a Lei Afonso Arinos contra a discriminação racial no Brasil depois que um gerente de um hotel de luxo não quis deixá-la entrar pela porta da frente na década de 1970. A lei foi criada em 1951 e considerava contravenção penal toda prática de racismo.

Memes

Por conta das diversas experiências com reportagens em todo o mundo, Gloria Maria acabou enfrentando algumas situações no mínimo cômicas, gerando memes icônicos. Relembre:

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação