Festival de música

Festival Yalodê é palco para diversidade negra no fim de semana

Neste sábado (17/9) e domingo (18/9), o Museu Nacional recebe o evento que evidencia o protagonismo feminino e negro com artistas do Brasil e do mundo

Correio Braziliense
postado em 15/09/2022 18:11 / atualizado em 15/09/2022 18:12
 (crédito: Davi Mello/Divulgação)
(crédito: Davi Mello/Divulgação)

A segunda edição do Festival Yalodê chega à capital federal neste sábado (17/9) e domingo (18/9). O evento reúne a diversidade feminina negra, em performances musicais inspiradoras, no Museu Nacional, a partir das 19h. As apresentações destacam a importância do protagonismo das mulheres e da negritude na música.

Com entrada franca, o evento torna-se espaço para expressão de ricos e variados gêneros musicais, por meio de performances de artistas do Distrito Federal, de outros estados e, até mesmo, outros países. Dentre os estilos presentes, o público vai prestigiar shows de Hip Hop, MPB, samba, pop, samba reggae, pagode, afro beat, jazz, ritmos eletrônicos e rap.

As atrações musicais incluem talentos como Mayra Andrade, Fabiana Cozza e Indiana Nomma, nomes conhecidos no país e no exterior, além de Bia Nogueira, Afronta MC, Cris Pereira, Teresa Lopes, Margaridas e a dupla Nêssa e Margareth Menezes. Cantoras, DJs, compositoras, apresentadoras e produtoras, as mulheres do Festival Yalodê buscam compartilhar seus talentos multifacetados umas com as outras e com o público brasiliense, numa verdadeira celebração da arte e da potencialização das produções negras.

A cantora Fabiana Cozza comenta o que o festival significa para ela: "Cantar ao lado de outras amigas e colegas cantoras, negras, defensoras do patrimônio que é a cultura negra brasileira é praticamente um manifesto. Manifesto onde reafirmamos a arte e o pensamento afrodiaspórico, nossas raízes e ancestrais, ecoando nosso coro feito trovoada na luta contra a política da morte, da supremacia branca, da boçalidade, da misoginia. Não somos cinco ou seis. Cada uma de nós é uma garganta que abarca outras centenas de mulheres. Assim nos legaram. Assim aprendemos e por isso seguiremos.”

Veja a programação completa do Festival Yalodê:

Sábado (17/9)
19h - DJ Naju (DF)
20h - Cris Pereira (DF)
20h30 - Bia Nogueira (MG)
21h40 - Indiana Nomma (Honduras/Brasil)
22h40 - Margaridas (DF)
23h40 - Mayra Andrade (Cabo Verde)
1h30 - DJ Kashuu (DF)

Domingo (18/9)
19h - DJ Naju (DF)
20h - Afronta MC (ES)
21h - Nêssa feat. Margareth Menezes (BA/BA)
22h - Teresa Lopes feat Fabiana Cozza (DF/SP)
23h - DJ Janna (DF)

Serviço
Yalodê - Festival Internacional de Cantoras Negras
O evento se passa no sábado (17/9) e domingo (18/9), a partir das 19h, no Museu Nacional da República.
Ingressos gratuitos: sympla.com.br/festival-yalode__1709982

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação