REPRESENTATIVIDADE

Crianças negras se emocionam com representatividade em 'A pequena sereia'

Vídeo que mostra meninas negras reagindo a personagem Ariel, interpretada pela atriz Halle Bailey viralizaram nas redes sociais

Aline Gouveia
postado em 15/09/2022 19:30 / atualizado em 15/09/2022 23:17
A escolha da atriz negra reacendeu o debate sobre a importância de representatividade. -  (crédito: Reprodução/Twitter)
A escolha da atriz negra reacendeu o debate sobre a importância de representatividade. - (crédito: Reprodução/Twitter)

Após a divulgação do trailer oficial do live-action de A pequena sereia, vídeos de crianças negras reagindo a escolha da atriz Halle Bailey para interpretar a personagem Ariel viralizaram nas redes sociais. A escolha da atriz negra gerou sentimento de identificação nas meninas, mas também gerou uma "onda" de dislikes no Youtube, de pessoas que criticaram a escolha da atriz negra para viver a personagem. 

No vídeo que viralizou, meninas de todas as idades demonstraram animação ao descobrirem que a protagonista é da mesma cor que elas. "Ela é preta", disse uma criança com expressão de admiração e supresa. "Ela é marrom igual a mim", afirmou outra.

Confira o vídeo legendado com as reações

 

Pelas redes sociais, a atriz que interpreta a protagonista tem recebido os vídeos das reações de crianças do mundo todo. "As pessoas têm enviado essas reações para mim durante todo o fim de semana, e estou realmente maravilhada. Isso significa o mundo para mim", declarou Halle Bailey.

Em entrevista ao Talks with Mama Tina, a atriz contou que ficou supresa quando foi escolhida para interpretar a sereia. "Conseguir esse papel foi muito surreal. Foi um choque para mim. Mesmo quando me pediram para fazer o teste, eu olhei e pensei, ‘Eu? Para Ariel? Minha imagem de Ariel que tive é o cabelo ruivo, a pele clara e a cauda, e ela foi incrível para mim. Eu a amava, como todos nós. Mas é assim que eu a vejo há muito tempo“, disse.

Depois, a atriz comentou sobre a importância de todas as crianças se sentirem representadas. “Quero que a garotinha em mim e as garotinhas como eu que estão assistindo saibam que são especiais e que devem ser princesas em todos os sentidos. Essa garantia era algo que eu precisava”, disse ela à Variety.

Mutirão de dislikes

No entanto, a escolha da atriz também gerou questionamentos, críticas e até ataques racistas a Halle Bailey. A animação da Disney foi lançada em novembro de 1989, na época, a sereia Ariel era branca e com cabelos vermelhos.
O vídeo do trailer de A pequena sereia chegou a marcar mais de 1 milhão de dislikes.

"Isso significa o mundo para mim", declarou Halle Bailey.
"Isso significa o mundo para mim", declarou Halle Bailey. (foto: Reprodução/Youtube)

A atriz Camila Pitanga disse, pelo Twitter, que as críticas revelam o racismo ainda presente no país. "A atriz Halle Bailey vem sofrendo ataques racistas desde que foi escalada para o papel de Ariel, mas agora com a divulgação da primeira imagem, a coisa piorou. O vídeo já recebeu mais de 1 milhão de dislikes. A justificativa é que 'não combinou, porque a sereia não é negra'".

"A sereia em questão não existe. Porque sereias não existem no mundo real. É uma invenção, um conto, uma história contada por séculos, de diversas formas. E dessa vez, é contada por uma atriz talentosa, uma cantora excepcional e preta", acrescentou a atriz. O novo live-action da Disney estreia em 2023 nos cinemas de todo o mundo. 

Veja o trailler oficial:

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação