Premiação

Confira o que esperar das indicações do 23º Grammy Latino

Lista completa dos nomeados do Grammy Latino de 2022 será divulgada na próxima terça-feira (20/9)

Caetano Mota*
postado em 19/09/2022 15:57 / atualizado em 19/09/2022 16:14
 (crédito: Instagram/Reprodução)
(crédito: Instagram/Reprodução)

A 23° edição do Grammy Latino ocorrerá no dia 17 de novembro, em Las Vegas, nos Estados Unidos. Com 53 categorias, a cerimônia irá premiar projetos em língua espanhola e portuguesa lançados entre o dia 1º de junho de 2021 e 31 de maio de 2022, período de elegibilidade definido pela Academia Latina de Gravação.

Os nomes mais prováveis de aparecerem na disputa são Bad Bunny e Rosalía. Demonstrando o impacto da música latina ao redor do mundo, seus discos Un verano sin ti e Motomami ocupam, respectivamente, o 1º e 8º lugar dos discos de 2022 mais reproduzidos no Spotify. Os dois artistas, juntos, somam 13 troféus no Grammy Latino.

A catalã Rosalía estremeceu a 20ª edição da premiação e, daí em diante, tornou-se "de casa". Em 2019, ela ganhou quase todas as categorias que foi indicada e ainda levou o prêmio de Álbum do Ano pelo segundo disco, El mal querer. Inspirado no reggaeton neoperreo, o criativo Motomami trouxe um direcionamento mais internacional para a sua carreira, tendo participações de grandes artistas estadunidenses como Pharrell Williams na produção e até um dueto com The Weeknd na canção La fama. O single de maior sucesso do álbum, Despechá, deverá disputar apenas no 24º Grammy Latino, em 2023, por ter sido lançado fora do período de elegibilidade.

O porto riquenho Benito Martínez, Bad Bunny, também não decepcionará. Principal referência contemporânea da música latina, o artista deve bater seu recorde de indicações em uma mesma noite, tanto com o grandioso Un verano sin ti, quanto com seus duetos chicletes Me porto bonito, com o cantor Chencho Corleone, e Ojitos lindos, com a banda Bomba Estéreo.

Daddy Yankee, o "rei do reggaeton" deve marcar presença na lista de nomeados. Dono dos hits Gasolina e Despacito, ele lançou em março o seu último álbum de estúdio, Legendaddy, que não passará despercebido pela "velha guarda".

Os cantores Sebastián Yatra e Jorge Drexler também podem aparecer nas categorias principais. Com os sucessos Dos oruguitas e Tacones fojos, Yatra chegou a performar na cerimônia do Grammy estadunidense de 2022, promovendo a trilha sonora de Encanto, animação vencedora do Oscar. Drexler, por outro lado, é um nome querido aos votantes da premiação e marcará presença com o aclamado Tinta y tiempo, seu primeiro álbum de estúdio em quase cinco anos.

A categoria de Melhor Artista Revelação parece já ter uma candidata forte para receber o gramofone de ouro: a mexicana Silvana Estrada, de apenas 25 anos, conquistou o coração de amantes da música com o aclamado álbum de folk Marchita. O Brasil também possui grandes nomes para essa categoria, como a vencedora do Big Brother Brasil, Juliette, o grupo Bala Desejo e a mais nova popstar Marina Sena.

O Brasil tem chances de ser melhor representado nas indicações do 23º Grammy Latino. Manoel Abud, novo presidente da Academia Latina de Gravação, já expressou seu desejo de aproximação do país com o Grammy, premiação constantemente criticada por não celebrar tantos artistas brasileiros em suas principais categorias. Inclusive, já foi divulgado que a "rainha do rock brasileiro", Rita Lee, será homenageada com um prêmio pela contribuição artística nesta edição.

Dos prováveis brasileiros presentes nas indicações, a ganhadora do VMAs, Anitta, é uma das mais cotadas: seu hit Envolver é um forte candidato para as categorias de Melhor Interpretação Reggaeton e Gravação do Ano. Para a categoria de Melhor Álbum de Pop Contemporâneo em Língua Portuguesa, Rodrigo Amarante, Céu, Manu Gavassi, Marisa Monte e Marina Sena podem dar as caras. O admirado Caetano Veloso deve também surpreender com uma nomeação a Álbum do Ano por seu disco Meu coco, lançado em outubro do ano passado. Não menos importante, Duda Beat e Gloria Groove possuem grandes chances de serem indicadas pelos videoclipes de suas músicas Nem um pouquinho e A queda, respectivamente.

*Estagiário sob a supervisão de Nahima Maciel

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação