Arte

Exposição une ciência e arte para explorar o mundo em escala nano

Realizada pelo Centro Cultural do Ministério da Saúde, a exibição apresenta imagens adquiridas através de microscópio eletrônico de varredura que revelam um mundo pouco explorado

Correio Braziliense
postado em 22/09/2022 14:55 / atualizado em 22/09/2022 14:57
 (crédito: Divulgação )
(crédito: Divulgação )

Inaugurada na última segunda-feira (19/9) pelo Centro Cultural do Ministério da Saúde (CCMS), a exposição Nanoarte interliga ciência, tecnologia e arte e fica em cartaz até o dezembro nos edifícios Sede e Anexo do Ministério da Saúde.

Com mais de 70 imagens e um painel interativo, a exposição explora a tecnologia com o microscópio eletrônico de varredura, que permite a obtenção de imagens em escala nano. Ao serem colorizadas, elas ganham imenso potencial visual por se assemelharem a objetos do dia a dia ou a composições abstratas.

As imagens apresentadas são resultado de uma pesquisa que possuía finalidade científica. “Criar a mostra foi um desafio, pois é uma exposição de cunho científico. Não tínhamos expertise no assunto, então fizemos contato com profissionais referências no tema e tivemos uma grata surpresa: os professores e os cientistas foram muito abertos e dispostos a participar, corrigir e contribuir. Só temos a agradecer", destaca Edileuza dos Santos, coordenadora substituta do CCMS, em nota.

Serviço

Exposição Nanoarte
Visitação até 2 de dezembro no túnel de ligação entre os edifícios Sede e Anexo do Ministério da Saúde, de segunda a sexta.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação