Debate

Museu de Arte do Rio recebe evento para discutir violência contra mulher

Festival reúne nomes como os das escritoras Eliana Alves Cruz e Ana Maria Gonçalves para refletir sobre temas ligados à violência contra a mulher

Correio Braziliense
postado em 24/09/2022 17:57 / atualizado em 24/09/2022 17:57
 (crédito: Divulgação)
(crédito: Divulgação)

O Museu de Arte do Rio de Janeiro recebe, neste sábado (24/9), a primeira edição do ECOAR - Festival de Ativismo para Enfrentamento da Violência Sexual. O evento é promovido pelo Festival Shamelesss!, que reuniu, em 2021, em Londres, artistas, pesquisadores e ativistas para debater sobre violência sexual.

No Rio, o encontro vai abordar temas como ativação de redes coletivas de apoio, corpo e violência sexual e linguagens políticas e pedagógicas. Para Eliana Sousa Silva, uma das curadoras do evento e diretora da Redes da Maré, a intenção é que o encontro proporcione a criação de um espaço seguro para a expressão individual e coletiva na sociedade. “Queremos contribuir para superar a vergonha frequentemente associada em falar sobre violência sexual, criar e fortalecer redes de apoio; e dar a todos a chance de dizer às sociedades: basta, isso deve acabar”, diz a curadora, em material de apoio.

A programação inclui 12 horas de encontros e debates com nomes como os das escritoras Ana Maria Gonçalves, Amora Moire, Eliana Alves Cruz e Paloma Franca. Um total de 50 convidados participam do encontro, que tem ainda um espaço dedicado às crianças, com contação de histórias, barracas de comidas feitas por mulheres que integram projetos da Região Portuária e da Maré.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação