Fotografia

Obras de três fotógrafos sintetizam olhares sobre Brasília em exposição

A exposição 'Brasília em foco' reúne fotógrafos brasilienses com um olhar que vai além dos monumentos da capital

Mariana Saraiva*
postado em 05/10/2022 06:00
 (crédito: Lia Sodré)
(crédito: Lia Sodré)

O Museu de Arte de Brasília (MAB) reúne olhares de diferentes fotógrafos brasilienses sobre a capital na exposição Brasília em Foco, que fica em cartaz até 23 de janeiro de 2023. Os artistas procuraram documentar Brasília além de seus monumentos, mostrando a cultura, natureza, população e o cotidiano.

Curadora do evento, Nara Lemos fala que objetivo é que as pessoas saiam da exposição com uma nova perspectiva sobre Brasília. "Quero que consigam extrair por meio dessas fotografias que Brasília significa muita coisa além do habitual, mostrando outros significados e saindo da caixinha", afirma.

Os registros foram feitos pelos fotógrafos Lia Sondré, Rodgueto e Mari Alves. Os três têm estilos distintos. Lia traz imagens de pessoas, ensaios intimistas, com retratos que juntam o brasiliense com a natureza, o Rodgueto apresenta uma visão da periferia, saindo do centro e mostrando o que a periferia tem a oferecer para Brasília. Mari Alves retrata os protestos, atos políticos e cenas do cotidiano. O espectador vai imergir na verdadeira realidade da capital, e na beleza que vai além da arquitetura modernista.

A fotógrafa Lia Sondré, conta que seus registros buscaram um olhar intimista entre as pessoas e lugares, trazendo o cerrado e o céu que são características marcantes de Brasília. "As fotos têm uma presença muito forte da natureza, com pássaros, sempre puxando a tonalidade do céu, mesclado com a melancolia e sensibilidade da cidade", pontua.

*Estagiária sob a supervisão de José Carlos Vieira

Brasília em foco

Acontece até 23 de janeiro de 2023, no Museu de Arte de Brasília (SHTN Trecho 1, projeto Orla Polo 03, Lote 05, SHTN. Funcionando de quarta a segunda-feira, das 10h às 19h. Entrada gratuita e classificação livre.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação