Fotografia

Exposição celebra Brasília com obras de fotógrafos brasileiros e franceses

Exposição reúne fotógrafos brasileiros e franceses com diferentes perspectivas sobre o cotidiano dos moradores da cidade projetada. Mostra é uma comemoração dos 62 anos de Brasília

Mariana Saraiva*
postado em 13/04/2022 14:51 / atualizado em 14/04/2022 15:25
Foto da exposição Brasília reinventada, em cartaz no Espaço CUltural Renato Russo -  (crédito: Zuleika de Souza)
Foto da exposição Brasília reinventada, em cartaz no Espaço CUltural Renato Russo - (crédito: Zuleika de Souza)

Desde quarta-feira, até 12 de junho, a embaixada da França, apresenta a exposição Brasília reinventada: Narrativas do tempo — Olhares refletidos entre França e Brasil, que mescla fotógrafos brasileiros e franceses para trazer uma nova leitura da capital. Da França, Marcel Gautherot, Pierre Antoine e Quentin Bassetti. Do Brasil, Nick Elmoor, Zuleika de Souza e Janine Moraes.

A exposição reúne 10 cliques por artista, 60 obras no total, uma referência aos 62 anos da cidade projetada. A mostra vem com o conceito de exibir Brasília por um ângulo diferente, rompendo o enquadramento arquitetônico e frio rotulado e buscando novas perspectivas a partir do cotidiano dos moradores da cidade.

  • Foto da exposição Brasília reinventada, em cartaz no Espaço CUltural Renato Russo Quentin Germain
  • Foto da exposição Brasília reinventada, em cartaz no Espaço CUltural Renato Russo Zuleika de Souza
  • Foto da exposição Brasília reinventada, em cartaz no Espaço CUltural Renato Russo Marcel Gautherot
  • Foto da exposição Brasília reinventada, em cartaz no Espaço CUltural Renato Russo Nick Elmoor
  • Chilling in superquadras Foto da exposição Brasília reinventada, em cartaz no Espaço CUltural Renato Russo Quentin Bassetti

O projeto representa Brasília pelo olhar fotográfico doméstico e estrangeiro. “Brasília foi uma cidade inventada e está sempre se reinventando, por isso quisemos fugir dos clichês e trazer a força simbólica, despertar o imaginário pelas representações visuais”, afirma o curador Marcelo Feijó, em entrevista ao Correio.

O evento é organizado pela Embaixada da França com parceria do Instituto Bem Cultural, o Espaço Cultural Renato Russo e o Governo do Distrito Federal e conta com o apoio do Instituto Moreira Salles.

Serviço:
Brasília reinventada : Narrativas do tempo Olhares refletidos entre França e Brasil
Local : Galeria Rubem Valentim do Espaço Cultural Renato Russo Data: de 13/4 a 12/6. Horários: terça a sexta das 10h às 20h / sábado e domingo das 12h às 20h. Entrada franca

 *Estagiária sob a supervisão de Nahima Maciel

 

 

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação