Boa ação

Conheça Van Gogh, cão pintor de uma orelha resgatado de maus-tratos

Van Gogh, cão pintor de apenas uma orelha, foi resgatado aos 7 anos por um abrigo na Carolina do Norte, nos Estados Unidos

Raphaela Peixoto*
postado em 27/12/2022 14:27 / atualizado em 27/12/2022 14:27
 (crédito: Reprodução/Instagram (@happily.furever.after.rescue))
(crédito: Reprodução/Instagram (@happily.furever.after.rescue))

Van Gogh, cão pintor de apenas uma orelha, foi resgatado aos 7 anos por um abrigo na Carolina do Norte, nos Estados Unidos. O mestiço de pitbull com boxer foi encontrado seriamente ferido depois de ter sido submetido a uma briga ilegal de cães. Jaclyn Gartner, sua protetora, o encontrou em fotos publicadas nas redes sociais da instituição.

Em entrevista ao jornal The Washington Post, ela enfatizou que, apesar de ter vivido em uma conjuntura cruel, ele parecia feliz. “Sua orelha teve que ser removida cirurgicamente, mas Van Gogh resistiu, mesmo depois de tudo pelo que passou. Tive que resgatá-lo”, afirma Jaclyn.

Gartner é idealizadora do Happily Furever After Rescue em Bethel, Connecticut (EUA), um programa de resgate de animais. No intuito de tornar Van Gogh mais “adotável” e embasada em vídeos do TikTok de outros cães pintores decidiu investir em sua carreira artística.

Jaclyn resolveu vender as obras de Van Gogh em uma pequena exposição em um parque, mas não obteve um bom resultado. Após essa tentativa frustrada, divulgou os quadros nas redes sociais. “Esgotaram em dois minutos”, ressalta ela para o jornal americano. Ela também aponta que, com as vendas, conseguiu arrecadar cerca US$ 1.000 (R$ 5.300) para seu programa e que Van Gogh foi adotado em definitivo.

A protetora também acrescenta que os quadros trouxeram muita exposição ao seu pequeno resgate, que tem aproximadamente 20 voluntários. “Por causa da atenção da história de Van Gogh, agora temos outros cães encontrando lares”, frisa Gartner ao The Washington Post.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Newsletter

Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.

*Estagiária sob supervisão de Mariana Niederauer

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação