Música

Som Brasil exibe último show de Milton Nascimento no Estádio Mineirão

O primeiro episódio do ano vai ao ar nesta quarta-feira (18/1), comandado por Pedro Bial, que apresenta show de MIlton Nascimento realizado no Estádio Mineirão

Correio Braziliense
postado em 18/01/2023 16:38 / atualizado em 18/01/2023 16:39
 (crédito: Alexandre Guzanshe/EM/D.A. Press)
(crédito: Alexandre Guzanshe/EM/D.A. Press)

Nesta quarta-feira (18/1), a TV Globo vai exibir o primeiro episódio do programa Som Brasil de 2023, que vai ao ar após o BBB 23. Nesse episódio, será apresentado o último show de Milton Nascimento, realizado em novembro de 2022, gravado no Estádio do Mineirão, em Belo Horizonte, Minas Gerais. A apresentação reúne os principais sucessos dos 60 anos de carreira do cantor. O apresentador será Pedro Bial, com direção artística de Monica Almeida e direção geral de Gian Carlo Bellotti.

Milton Nascimento é um cantor, compositor e multi-instrumentista carioca, reconhecido mundialmente como um dos artistas mais influentes da Música popular brasileira (MPB). Durante os 80 anos de vida construiu um legado que permanece por gerações. Na despedida dos palcos e encerramento da turnê A Última Sessão de Música, o artista voltou ao local que participou do Clube Esquina, lançado em 1972. Durante a apresentação, fez uma dedicatória: “Este show é dedicado à minha querida Gal Costa”.

“Esta é uma despedida que não é feita só de lágrimas, ou pelo menos não apenas de lágrimas de tristeza, mas de gratidão pela construção e edificação desta obra extraordinária. Não é todo dia que temos o privilégio de poder sacralizar, festejar, consagrar toda uma obra numa turnê, e, nesse caso, numa noite, no Estádio Mineirão, que ele expressou e imortalizou. O ‘Som Brasil’ é como um espelho que reflete esse momento sublime da história da música do Brasil”, define Pedro Bial, em nota.

Entre as canções no set-list estão Catavento, Canção do Sal, Outubro, Nada Será Como Antes, Clube da Esquina Nº 2, Canção da América, Bola de Meia, Bola de Gude, Calix Bento, Maria Maria, Fé cega faca amolada, entre outros.

A carreira do cantor teve 43 álbuns gravados e diversos prêmios, entre eles estão 15 discos de ouro, cinco discos de platina e cinco Grammys. "Acho que criaram esse gênero a partir de minhas próprias músicas. Sempre me indagaram qual era meu estilo, mas eu não queria me rotular. Então, eles criaram essa qualificação para a música que não é feita nos EUA ou na Inglaterra. Música do mundo está mais perto do que estou cantando", disse Milton Nascimento sobre o Grammy de Melhor Álbum de Música Global, que ganhou em 1998.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE