Jornal Correio Braziliense

CINEMA

‘Avatar: O caminho da água’ fica apagado em preliminares do BAFTA

O filme de James Cameron deve disputar apenas categorias técnicas no BAFTA 2023. Premiação britânica é espécie de prévia para o Oscar

Avatar: O caminho da água, último longa de James Cameron, não foi citado como candidato a melhor filme ou melhor direção na lista preliminar da BAFTA, uma das principais premiações do mundo, considerada termômetro do Oscar. Apesar disso, ainda está na disputa por outras três categorias, todas técnicas: design de produção, efeitos especiais e som. As indicações definitivas ainda estão sendo votadas pela Academia Britânica de Cinema e serão reveladas em 19 de janeiro.

O líder de menções na pré-lista do BAFTA foi Nada de novo no front. A produção da Netflix está na disputa por 15 categorias. O segundo colocado é Os Banshees de Inisherin, com 14. O antecessor do lançamento de Cameron, Avatar, foi recordista da premiação naquele ano com oito indicações, das quais ganhou direção de arte e efeitos visuais.

Mesmo com a decepção, Avatar 2 está nas principais categorias do Globo de Ouro, que acontece nesta terça-feira (10/1): melhor filme dramático e melhor diretor. Também concorre a seis prêmios do Critics’ Choice Awards, cuja cerimônia ocorre neste domingo (15/1). A expectativa é que ainda concorra a múltiplas categorias na maior premiação do mundo.

O tão aguardado Oscar ocorre apenas em 12 de março. A lista definitiva de indicados à cerimônia está prevista para sair em 24 de janeiro e esta edição promete ser bem concorrida. Longas como Tudo em todo lugar ao mesmo tempo e A baleia se juntam a Avatar 2 e aos líderes do BAFTA para se digladiar pelo prêmio de melhor filme. Não há nenhum favorito evidente.