música

Lovezinho é retirada do ar após cantora não pagar direitos autorais

Depois de dois meses tentando acordo com a gravadora de Nelly Furtado, foi anunciada a decisão de retirar a música do ar

Correio Braziliense
postado em 05/05/2023 18:48
 (crédito:  Treyce/Divulgação)
(crédito: Treyce/Divulgação)

A cantora Treyce teve que tirar a música Lovezinho de todas as plataformas de streaming. Após dois meses de negociação, a artista e a gravadora Sony não chegaram a um acordo quanto aos direitos autorais de um sample de Nelly Furtado que serve de base para canção que foi um dos hits do carnaval de 2023.

A cantora Treyce fez sucesso com a faixa Lovezinho após o influenciador Xurrasco postar um vídeo com a música em suas redes sociais. A música, que foi produzida por WK, foi criada a partir da melodia de Say it Right da cantora Nelly Furtado. O hit Lovezinho foi nomeado como Hit do Carnaval e se espalhou nas redes até a cantora Nelly, que postou um vídeo dançando ao som da música nas redes sociais.

A faixa de Nelly Furtado, de 2006, foi lançada pela Sony Music, a mesma gravadora que ordenou que a música de Treyce e WK fosse retirada de todas as plataformas de streaming por conta dos direitos autorais. O diretor jurídico da Sony Music Brasil confirmou que a decisão se deu depois de ambas as partes não chegarem em um consenso em relação à distribuição dos direitos autorais da canção.

A gravadora e a Nelly Furtado pediram 100% dos direitos autorais, além de uma multa de US$ 40 mil. Com isso, WK e Treyce receberiam apenas pela gravação da faixa. A cantora e o produtor se recusaram a pagar a multa, logo, a medida foi de retirada das mídias. 

A música foi retirada do ar por algumas plataformas, como Spotify e Youtube, mas continuam disponíveis no streaming do Deezer e Amazon Music. A música pode ser encontrada em vídeos do Instagram e no TikTok, plataformas que catalisaram o sucesso da artista. 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação