Conhecida como Dona Gracinha da Sanfona, a artista Maria Vieira da Silva, 81 anos, precisa de ajuda para custear gastos com a saúde. Natural de Floriano, no Piauí, Gracinha está internada no Hospital Regional da Asa Norte (HRNA) para tratar de uma infecção intestinal.
Para custear o atendimento da musicista, a família abriu uma "vaquinha" on-line. Segundo Tiago Vieira, sobrinho de Dona Gracinha, a família da artista, até o momento, está sem condições financeiras para o tratamento — ele frisou que necessita de ajuda para comprar os medicamentos da tia. Os que desejarem contribuir na arrecadação de dinheiro devem entrar em contato pelo telefone (61) 99370-1370 ou mandar a contribuição via pix, por meio da chave bandadonagracinha@gmail.com.
Apaixonada pela cultura popular nordestina, a artista começou a se interessar por instrumentos musicais ainda na infância, influenciada pelos músicos da família. Aos sete anos, Maria começou a tocar gaita de boca e pandeiro, mas foi pela sanfona que ela se apaixonou.
Dona Gracinha veio para o Distrito Federal na década de 1970, aos 18 anos. Com a sanfona na mão, Maria tem um repertório que contempla todos os gostos. Ela toca ritmos desde o tradicional forró pé de serra ao xote, passando pelo baião, coco, xaxado e frevo. Atualmente, a artista foi internada após apresentar sintomas como manchas vermelhas na pele.
De acordo com Tiago, a tia pode ser considerada como um patrimônio imaterial. "Além de sanfoneira, minha tia é um exemplo de mulher com seu empoderamento feminino. Uma das primeiras realizações dela foi a gravação do DVD, e isso contribuiu muito para alavancar a carreira dela," destaca. "Para mim, ela é uma mestra; fui criado nesse meio da cultura popular", finaliza.
Texto de João Cardoso
Saiba Mais
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br