Cultura

Ministra Margareth Menezes empossa novo Conselho Superior do Cinema

Nesta sexta-feira (27/10), o evento será no Palácio do Itamaraty, no Auditório Wladimir Murtinho, em Brasília.

No dia Dia Internacional do Patrimônio Audiovisual, a ministra Margareth Menezes empossou o Conselho Superior de Cinema -  (crédito: Geraldo Magela/Agência Senado)
No dia Dia Internacional do Patrimônio Audiovisual, a ministra Margareth Menezes empossou o Conselho Superior de Cinema - (crédito: Geraldo Magela/Agência Senado)
postado em 27/10/2023 16:06 / atualizado em 27/10/2023 17:02

A ministra da Cultura, Margareth Menezes, deu posse aos novos integrantes do Conselho Superior de Cinema nesta sexta-feira (27/10), às 10h, no Auditório Wladimir Murtinho, no Palácio Itamaraty. A data celebra o Dia Internacional do Patrimônio Audiovisual e serão empossados 12 representantes de órgãos da administração pública federal, e mais 12 da indústria cinematográfica nacional e da sociedade civil, com atuação de destaque no segmento.

A ministra relata, em nota, que buscou dialogar intensamente por meses para consolidar um conselho representativo e competente. O novo Conselho Superior de Cinema terá, pela primeira vez, igualdade de gênero, com o mesmo número de mulheres e homens. Os membros são representantes de diversas regiões do Brasil, todos com um histórico de defesa do cinema brasileiro. "Estamos introduzindo novas perspectivas e diferentes perfis", afirmou, em nota.

No mesmo dia da posse, os integrantes do Conselho realizam a primeira reunião administrativa. O Conselho será presidido pela ministra da Cultura, Margareth Menezes, e terá a secretária do Audiovisual, Joelma Oliveira Gonzaga, como suplente.

Os representantes dos órgãos da administração pública federal são:

Advocacia-Geral da União — César Venturini Dutra Carrijo;

Casa Civil da Presidência da República — Júlia Alves Marinho Rodrigues;

Ministério das Comunicações — Wilson Diniz Wellisch;

Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços — Uallace Moreira Lima;

Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania — João Moura;

Ministério da Educação — Jackson Raymundo;

Ministério da Fazenda — Marcos Barbosa Pinto;

Ministério da Justiça e Segurança Pública — Augusto de Arruda Botelho;

Ministério do Planejamento e Orçamento — Leany Barreiro de Sousa Lemos;

Ministério das Relações Exteriores — Embaixador Laudemar Gonçalves de Aguiar Neto;

Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República — Ricardo Henrique Stuckert;

Os representantes da indústria cinematográfica nacional são:

Debora Regina Ivanov Gomes, Mariza Leão Salles de Rezende, Clemilson de Almeida Farias, Gabriel Amaral Pires, Rodolfo Fernandes de Souza Salema, Mauro Alves Garcia, Márcio Alcaro Fraccaroli, Cicero Araújo Aragon dos Santos, Marcos Rocha Magalhães Barros, Jack Jonathan de Melo Silva, Rosana dos Santos Alcântara, Paula Alessandra de Oliveira Gomes, Aleteia Patrícia de Almeida Selonk e Luiza da Luz Lins.

Serviço

Posse Conselho Superior de Cinema

27 de outubro (sexta-feira), às 10h, no Auditório Wladimir Murtinho (Palácio Itamaraty, Zona Cívico-Administrativo, Bloco H - Asa Sul).

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação