Música

Catedral recebe Orquestra Mundana Refugi nesta quinta (9/11)

O grupo de musicistas formado por brasileiros, imigrantes e refugiados vai cantar os sucessos dos dois álbuns lançados em uma apresentação na Catedral nesta quinta (9/11)

Orquestra Mundana Refugi se apresenta nesta quinta (09/11), na Catedral de Brasília  -  (crédito: Edu Svezia )
Orquestra Mundana Refugi se apresenta nesta quinta (09/11), na Catedral de Brasília - (crédito: Edu Svezia )
postado em 09/11/2023 16:47

Nesta quinta-feira (09/11), a partir das 19h, a Catedral Metropolitana de Brasília recebe a Orquestra Mundana Refugi, de São Paulo, que fará uma apresentação emocionante em comemoração ao III Congresso Internacional de Direito do Seguro. O concerto também vai celebrar os 18 anos de caminhada do grupo. 

Dirigido por Carlinhos Antunes, a Orquestra Mundana Refugi é um projeto que integra brasileiros, imigrantes e refugiados de várias partes do mundo que se uniram pela música. Congo, Palestina, Irã, Guiné e outros países participam do projeto e compartilham os conhecimentos multiculturais de cada um, com instrumentos que vão da cítara chinesa, passa pelos clássicos violino e piano, até a sanfona.

Oula Al-Saghir é Palestina e uma das artistas que integra a orquestra. Ela conta que é no palco que ela se transforma. “A música me salvou e é nela que eu me encontro, então me sinto animada para apresentação, porque quando subo no palco é como se todos os problemas sumissem, é nele que me encontro e me transformo”, conta.

Carlinhos Antunes diz que o objetivo central do projeto consiste em refletir sobre a tolerância entre diferentes povos e estimular a convivência entre eles. “Não é uma concha de retalhos, a ideia mais do que essa diversidade presente na orquestra é fazer com que os músicos em união possam criar uma identidade, em que todos os passaportes sejam rasgados em que todas as culturas possam conversar juntas e a orquestra demonstra essa pluralidade cultural através da música”, explica o diretor.

O repertório da apresentação vai contemplar os dois álbuns lançados pelo grupo: Sessões Selo Sesc e Caravana Refugi. O concerto não tem um tema específico, mas o destaque é para a questão da Palestina, devido aos conflitos sociopolíticos atuais vividos pelo país na Faixa de Gaza. O show conta ainda com a participação especial de Toninho Ferragutti e Renato Braz e ministros do STJ vão prestigiar a apresentação, que também será aberta a todos os públicos.

Serviço:


Orquestra Mundana Refugi
Nesta quinta-feira (9/11), às 19h, na Catedral Metropolitana de Brasília. Entrada Franca.

 

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
-->