Música

Dia Mundial do Músico reúne artistas em frente ao Congresso Nacional

No Dia Mundial do Músico (22/11), bandas se reúnem a partir das 13h em frente ao Congresso Nacional para reivindicar a promoção da cultura nacional e regional

Engels Espíritos é um dos músicos presentes no ato de valorização da classe -  (crédito: André Lino)
Engels Espíritos é um dos músicos presentes no ato de valorização da classe - (crédito: André Lino)
postado em 21/11/2023 13:36 / atualizado em 21/11/2023 13:39

Nesta quarta-feira (22/11), comemora-se o Dia Mundial do Músico. A fim de comemorar essa data emblemática e de reivindicar seus direitos, músicos e musicistas se reúnem às 13h, em frente ao Congresso Nacional. Com uma estrutura de trio elétrico, as quinze bandas já confirmadas irão se revezar em cima do automóvel durante todo o evento.

Para além da cultura, comemoração e claro, muita música, o ato organizado pelo Movimento de Valorização dos Músicos e Artistas (MVMA) tem como finalidade reivindicar e garantir todos os direitos e benefícios dessas pessoas. Músicos e musicistas estarão presentes na mobilização para representar todos os artistas nacionais. Um deles é o Engels Espíritos, que explica, em material de divulgação, o que de fato ele e os demais músicos querem com a ação. “Mais que celebrar o Dia Mundial do Músico, estaremos reunidos próximos às sedes dos três poderes com o intuito de sensibilizá-los e atrair a atenção da nossa população. Sensibilizar no sentido de também sermos vistos como trabalhadores comuns, que precisam ter direitos garantidos e benefícios, como previdência social”, diz o músico.

Além disso, o artista reitera a importância dessa mobilização não apenas para aqueles que irão se apresentar no dia, mas também para os que entraram mais recentemente nesse meio artístico e devem ter o cumprimento da constituição brasileira firmado. “Também vamos cobrar do Estado o cumprimento do Artigo 221, da Constituição Cidadã de 1988. Acreditamos que, assim, gerações recentes de grandes compositores espalhados pelo Brasil podem chegar a um público maior. Sem contar a indiscutível promoção e valorização da riqueza diversa criada por nós, brasileiros”, ressalta.

Além disso, o Movimento de Valorização dos Músicos e Artistas (MVMA) pretende divulgar durante a programação da quarta-feira, o Festival MVMA Valoriza. O evento musical, que está previsto para ocorrer nos dias 16 e 17 de dezembro, tem o objetivo de divulgar atrações locais com produções autorais.

Com grande diversidade de gêneros musicais, o trio elétrico ficará estacionado na altura da Alameda das Bandeiras. Confira as bandas que estarão presentes no ato do Dia Mundial do Músico:

1. Drag Dalila e Banda (Pop e MPB)
2. Carlos Pial (MPB e Jazz Instrumental)
3. Gedai & Os ETs (Rock)
4.Os Candangos (Rock)
5. Dery Santos & Banda (Axé)
6. Faces do Caos (Punk Rock)
7. Cássio Eduardo (MPB e Samba)
8. Felippe Rodrigues (Forró, Xote, Reggae e Baião)
9. Dom Ticones e a Entidade (Rock)
10. Dimi & Banda (Rock)
11. Os Cascalhos (Rock)
12. Kynosauro (Rock Alternativo)
13. Ray Torquato (Pop Rock)
14. Mustang 6.0 (Rock)
15. Stênio Neves (AfroPop)
16. Engels Espíritos e Banda (MPB e Rock)
17. Renato Miranda (Rock Internacional e Nacional)
18. Flavio dos Reis e Lírio dos Reis (Flautas Indígenas brasileira e americana)
19. OXY (Rock Alternativo)
20. Nicolas Madalena e Luizin (Duo de Música Brasileira Raiz)

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
-->