Em seus 65 anos de vida, Brasília também se consolidou como um forte berço de talentos artísticos que ganharam o Brasil. Não somente na música — já que o Rock Brasília 80 gestou bandas icônicas como legião urbana e Capital Inicial —, mas também nas artes cênicas, foi daqui que saíram grandes nomes que acompanhamos ao longo dos nomes nas telenovelas — como Françoise Fourton, Patrícia Pillar, Thaís de Campos, Karina Barum, Rafaela Mandelli, Rosane Mulholland, Camila Márdila, Welder Rodrigues, Anderson Tomazini, Alessandro Brandão e Murilo Grossi, por exemplo. A vitrine de artistas brasilienses é vasta. O Correio separou alguns que estão atualmente em produções.
Após estrear em novelas em 2015, em A regra do jogo, e uma passagem rápida por A dona do pedaço, em 2019, Maeve Jinkings está de volta ao gênero no remake de Vale tudo. A atriz de 48 anos dá vida a Cecília, irmã do vilão Marco Aurélio (Alexandre Nero). No streaming, ela — que atualmente vive em Recife — também pode ser vista em séries como Os outros (Globoplay) e DNA do crime (Netflix).
Embora seja gaúcho, Juliano Cazarré foi criado e formado em Brasília. Ele estreou em novelas em 2011, como Ismael, brilhou em Avenida Brasil (2012) e logo assumiu o primeiro protagonista, em Amor à vida, em 2013. O ex-morador da Asa Norte, de 44 anos, emendou vários trabalhos e, hoje, é Jayme em Volta por cima, novela das 19h que termina nesta sexta-feira (25/4).
Quando a atual das 19h sair do ar, quem entra é Gabriel Sanches. Após estrear em Pega pega (2018) e atuar em Quanto mais vida, melhor (2021), o brasiliense de 36 anos embarca em sua terceira novela com Dona de mim, que estreia na próxima segunda-feira. A nossa prata da casa, aliás, ostenta um prêmio de Ator Revelação, concedido pelo Notícias da TV.
Com 30 anos de carreira na televisão, Murilo Rosa estreou na extinta Manchete, em 1994, com a novela 74.5 — Uma onda no ar, mas seu grande boom veio com Xica da Silva, dois anos depois, na mesma emissora. De lá para cá, viveu personagens icônicos, como o Dinho de América (2005) e o Miguel de Desejo proibido (2008). Agora, ele pode é Tomás em Beleza fatal, da Max, em cartaz
na tevê aberta pela Band.
Ainda que não esteja no ar, Rainer Cadete já prepara sua volta às novelas. Ele está gravando o retorno de Celso, personagem que viveu em Eta mundo bom (2016) e reviverá em Eta mundo melhor, a partir de junho. O ator de 37 anos estreou na televisão em uma participação especial em Caras & bocas (2009), cuja reprise está no ar no Canal Viva.
Embora não esteja em nenhuma novela atualmente, Mariana Sousa Nunes pode ser vista como Maria em Os outros, série original Globoplay que será exibida agora pela Globo. A atriz de 44 anos, ex-moradora da Asa Norte, participou de novelas como Amor de mãe (2019) e Quanto mais vida melhor (2021) e protagonizou Todas as flores (2022), disponível no Globoplay.
Saiba Mais
-
Diversão e Arte Filme 'Conclave': os conflitos e divisões políticas na escolha de um novo papa retratados por indicado ao Oscar
-
Diversão e Arte Diego Hypolito descarta amizade com Maike após o BBB 25: 'Duvidou da minha ansiedade'
-
Diversão e Arte Odete Roitman já tem data para entrar em 'Vale Tudo'; saiba quando
-
Diversão e Arte Globo abre inscrições para o BBB 26; veja como participar
