Festival

Festival Magia Negra traz RAPadura Xique-Chico para Brasília

A segunda edição do Festival Magia Negra, realizada no Complexo Cultural Samambaia neste fim de semana, reúne artistas negros de influência nacional e internacional

Giovanna dos Santos*
postado em 14/10/2022 06:00
 (crédito: Divulgação)
(crédito: Divulgação)

Está de volta a Samambaia o Festival Magia Negra, evento que celebra a diversidade nas artes e as manifestações da cultura negra na sociedade brasileira. O Complexo Cultural Samambaia será palco para o festival, que tem abertura marcada para hoje, das 19h30 às 22h. Já amanhã e domingo, a programação se estende das 14h às 22h30. Entrada gratuita mediante doação de 1kg de ração animal ou 1 lata de leite em pó.

As raízes do Magia Negra foram firmadas na periferia de Samambaia, em abril de 2019, e nasceram com a premissa de ser referência na luta contra a discriminação racial e promoção de reconhecimento e respeito às personalidades negras da cidade, do DF e do Brasil. A atual segunda edição chega a todo o vapor para fortalecer o intercâmbio entre artistas, público e comunidade local, em um ambiente onde a inventividade e o empreendedorismo artístico andam lado a lado.

As atividades oferecidas englobam música, teatro, rodas de prosa e debates, feira de artigos e serviços, literatura, poesia, moda, exposições de arte, fotografia, oficinas e palestras. Alguns dos principais nomes que marcam a programação são Gleide Firmino, Filhos de Dona Maria, Fugazzi MC, Zenga Baque Angola, Markão Aborígene, Jairo Pereira e o maior nome do rap nacional, cearense radicado em Brasília e indicado ao Grammy 2020, RAPadura Xique-Chico.

Segundo Suene Karim, idealizadora do projeto, o foco principal está na união das multilinguagens artísticas que, em seu cerne, trazem a política e a história da periferia, da favela e da comunidade preta. "O festival oferece produtos e serviços ricos e diversos que, por serem artísticos, naturalmente contribuem para o enfrentamento do preconceito racial, de gênero e tantos outros", conclui Karim.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

*Estagiária sob a supervisão de José Carlos Vieira

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação