Música

Oswaldo Montenegro faz show ao lado da Orquestra Filarmônica de Brasília

Oswaldo Montenegro se apresenta no Centro de Convenções Ulysses Guimarães neste sábado (4/2), com a Orquestra Filarmônica de Brasília

*Franco C. Dantas
postado em 03/02/2023 00:00
 (crédito:  Daniela Santos/Divulgação)
(crédito: Daniela Santos/Divulgação)

Entre longos cabelos brancos, projeta-se uma voz intensa e, paradoxalmente, aveludada. Oswaldo Montenegro, cantor e compositor, volta a Brasília, palco do início de sua carreira, para uma apresentação em conjunto com a Orquestra Filarmônica de Brasília, neste sábado (4/2), no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. Madalena Salles, flautista e parceira do compositor há 48 anos, o acompanha neste show, que também conta com participações dos companheiros Sérgio Chiavazzoli e Alexandre Meu Rei.

O menestrel, como foi apelidado, tem  encontros e desencontros com a capital do país desde cedo. Tudo começa em 1971, quando se muda para o Distrito Federal com apenas 15 anos. É aqui, dois anos depois, que decide dedicar sua vida à música, após realizar os primeiros shows e ter contato com o cenário cultural da cidade.

Foi em Brasília, também, onde conheceu Madalena Salles. "Trabalhar com Oswaldo abriu minha visão de arte e cultura. Ampliou meus horizontes, ao me apresentar novas maneiras de expressão artística, pois ao circular pelo teatro, pela dança e pelo cinema, me entendi melhor como artista. E entendi melhor minha expressão como pessoa. Crescemos juntos, aprendemos juntos, erramos juntos, caímos juntos, levantamos juntos e, o melhor de tudo, amadurecemos juntos", conta a flautista.

No repertório, os clássicos Lua e flor, Léo e Bia, A lista, Bandolins e Estrelas são algumas das músicas selecionadas por Oswaldo para esse show. No começo do ato, antes da execução de obras em conjunto com a orquestra, haverá um espaço musical para troca de afetos e memórias entre a plateia e os músicos.

"Tocar em Brasília sempre me faz querer chegar dias antes do show para encontrar afetos, principalmente da época da escola, que ainda tenho nessa cidade. Nunca consigo, mas espero um dia conseguir. E é um público muito gostoso. Para mim, Brasília evoca o começo de uma linda história", diz Madalena.

Thiago Francis, maestro da OFB há 10 anos, dividirá o palco com o trovador pela segunda vez. Na primeira, ainda era apenas violinista da orquestra. "Oswaldo Montenegro estudou música, andou pela Escola de Música (EMB) e esteve com músicos da cidade, levando para si a inspiração daqui. Sinto uma grande responsabilidade em entregar um show lindo para Brasília", conta. Membros do Clube do Assinante do Correio têm 60% de desconto na compra de ingressos.

*Estagiário sob a supervisão de Severino Francisco

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE