CONJUNTURA

Número de brasileiros com dívidas cresce no fim de 2020

Segundo a Confederação Nacional do Comércio (CNC), seis em cada dez famílias brasileiras estão endividadas. Inadimplência, contudo, segue sob controle

Marina Barbosa
postado em 06/01/2021 12:45 / atualizado em 06/01/2021 12:59
 (crédito: Agencia Brasil)
(crédito: Agencia Brasil)

O endividamento voltou a crescer no Brasil no fim de 2020, de acordo com a Confederação Nacional do Comércio (CNC). É que o percentual de famílias brasileiras que estão endividadas estava em queda desde agosto, mas subiu em dezembro do ano passado, chegando a 66,3%.

Dados divulgados nesta quarta-feira (6/1) pela CNC, por meio da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), mostram que a parcela das famílias que estão no vermelho saiu de 66%, em novembro, para 66,3%. Por isso, terminou o ano acima dos 65,6% observados no fim de 2019.

A pesquisa ainda mostra que o endividamento cresceu tanto entre as famílias que ganham até dez salários mínimos, quanto nas famílias de maior renda. Porém, o endividamento é maior nos lares que vivem com até dez salários mínimos: 67,7%, contra 60% das famílias de maior renda.

Economista da CNC, Izis Ferreira alerta para o risco de esse endividamento continuar crescendo, sobretudo entre as famílias de menor renda, após o fim do auxílio emergencial. "O crédito pode voltar a funcionar como ferramenta de recomposição da renda, ainda no contexto de incertezas sobre a evolução do mercado de trabalho”, afirmou.

Já entre as famílias de maior renda, o maior endividamento pode estar relacionado à retomada do consumo e à recuperação econômica. Em dezembro, por exemplo, o consumo pode ter sido favorecido pelas compras de fim de ano e pela utilização da poupança circunstancial que foi formada na pandemia de covid-19, diante do fechamento dos serviços.

Por conta disso, em dezembro, a alta do endividamento foi puxada por mecanismos de crédito de curto prazo, sobretudo pelo cartão de crédito. Segundo a CNC, o percentual de famílias que usam o cartão de crédito saltou de 77,8% para 79,4% entre novembro e dezembro, chegando ao maior patamar de todo o ano de 2020.

Inadimplência em queda

Apesar disso, a inadimplência segue em queda no Brasil. De acordo com a CNC, 25,2% das famílias brasileiras disseram ter dívidas ou contas em atraso no fim de 2020. O dado caiu pelo quarto mês consecutivo — em novembro, por exemplo, era de 25,7%. Porém, ainda está acima do observado no fim de 2019: 24,5%.

O percentual de famílias que dizem que continuarão inadimplentes, por não terem condições de pagar suas contas, também caiu no fim do ano. O dado passou de 11,5% em novembro para 11,2% em dezembro. Porém, era de 10% no fim de 2019.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.