Pagamentos

Pix poderá ser usado para movimentar conta-salário a partir deste ano

O saque Pix e o Pix por aproximação também estão na agenda evolutiva do sistema de pagamentos instantâneos brasileiro

Marina Barbosa
postado em 28/01/2021 17:07
 (crédito: Marcello Casal JrAgência Brasil)
(crédito: Marcello Casal JrAgência Brasil)

O Pix já supera o volume de TEDs e DOCs realizados no país e vai continuar crescendo neste ano, com novas funcionalidades e novos participantes, segundo o Banco Central (BC). Uma das novidades é o lançamento de uma conta-salário integrada ao Pix.

A agenda evolutiva do Pix foi apresentada nesta quinta-feira (28/1) pelo diretor de Organização do Sistema Financeiro e de Resolução do BC, João Manoel Pinho de Mello, durante o Fórum Pix. Ele explicou que a ideia do BC é continuar aperfeiçoando o sistema de pagamentos instantâneos brasileiro para ter "um meio de pagamento que atenda cada vez mais às necessidades da sociedade brasileira e tenha uma diversidade crescente de casos de uso".

Nesse sentido, uma das inovações programadas para este ano é o lançamento de uma conta salário no Pix. É que, hoje, não é possível fazer um pagamento instantâneo a partir de uma conta salário, pois o Pix só está disponível em contas transacionais, que são as contas corrente, poupança e pré-pagas.

A possibilidade de fazer um Pix por aproximação, nas lojas físicas, também está nos planos do BC para este ano, assim como a possibilidade de fazer saques no varejo por meio do Pix. Segundo o diretor do BC, ainda está sendo desenvolvida uma ferramenta que vai conectar o aplicativo bancário com a agenda telefônica dos participantes do Pix, para que o usuário possa encontrar com mais facilidade a chave Pix dos seus contatos.

Segurança

Além disso, o BC vai regulamentar a devolução de recursos que tenham sido transferidos por meio do Pix "em casos de fundada suspeita de fraude ou falha operacional nos sistemas das instituições participantes". "Este mecanismo de devolução é mais uma inovação que será agregada às regras Pix e proverá uma proteção adicional para os usuários; além disso permitirá uma maior eficiência no processo de devolução de recursos indevidamente creditados", explicou Pinho de Mello.

O diretor não deu uma data exata para o lançamento dessas funcionalidades. Porém, contou que mais 40 instituições financeiras estão em processo de adesão ao Pix, além das 737 que já estão aptas a fazer pagamentos instantâneos. E lembrou que, mais à frente, o BC ainda pretende permitir compras parceladas e o débito automático por meio do Pix.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação