ICMS

Bolsonaro diz que ICMS de combustíveis será pautado na semana que vem

Declaração foi feita a apoiadores na saída do Palácio da Alvorada, nesta quinta-feira (10/6), após café da manhã com o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), na residência oficial

Ingrid Soares
postado em 10/06/2021 15:25
 (crédito: MiNERVINO                           )
(crédito: MiNERVINO )

O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta quinta-feira (10/6) que o projeto do governo que prevê valor fixo de ICMS de combustíveis deverá ser votado pela Câmara na semana que vem. Declaração foi feita a apoiadores na saída do Palácio da Alvorada, após café da manhã com o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), na residência oficial.

"Falei com o Lira, deve votar semana que vem a questão do ICMS de combustível, que cada estado coloque um valor nominal. Daí, você vai chegar no posto lá e vai ver na placa o preço na refinaria, ICMS, imposto federal e lucro do posto, e aí está o grande nó, o frete. Tem monopólio do transporte de combustível. Se quebrar esse monopólio no transporte de combustíveis, o preço vai lá para baixo", apontou.

No dia 1º, o mandatário relatou que deveria recorrer ao Supremo Tribunal Federal (STF) para fixar uma cota única para o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) de combustíveis caso não conseguisse colocar em votação o projeto pela Câmara.

"Mandamos o projeto para o Congresso, mas sabemos que o Congresso não é um corpo único ali, os mais variados interesses imperam lá dentro. Alguns concordam, outros, não. Isso é salutar. Mas, pelo que tudo indica, esse nosso projeto de lei complementar que visa regulamentar uma emenda constitucional de 2001 não vai para frente. Não é culpa do presidente da Câmara, do Senado, ou dos parlamentares. É o jogo democrático para tal. Está nos sobrando apenas o caminho da Justiça", alegou na data.

"Concorrência salutar"

No entanto, o mandatário manifestou esperança de que o Congresso pautasse a medida para votação. "Se o Congresso resolver votar o projeto, da minha parte, eu não tenho nada a me opor sobre um valor fixo em todo o Brasil, que cada estado diga quanto é o ICMS do diesel, do álcool e da gasolina, e que haja uma concorrência salutar entre os estados", emendou.

Em live do último dia 27, Bolsonaro já havia dito que solicitou à AGU (Advocacia-Geral da União) a elaboração de uma ação sobre a cobrança do ICMS sobre combustíveis. "Queremos agora que cada estado defina o valor do ICMS do diesel, da gasolina, do álcool, do querosene. Se não conseguirem aprovar o projeto, só sobra um caminho para mim: entrar no Supremo [Tribunal Federal], recorrer ao Supremo". "À AGU já mandei preparar uma ação, mas contando que não seja necessário".

 


Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação