Pandora Papers

Após Pandora Papers, MST escracha Guedes em frente a Ministério

Trabalhadores Rurais sem Terra foram nesta quinta-feira (07) para frente do Ministério da Economia escrachar o ministro

Fernanda Strickland
postado em 07/10/2021 20:21
 (crédito: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)
(crédito: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) realizou, na tarde desta quinta-feira (7/10), uma ação de escracho ao ministro da Economia, Paulo Guedes, pelo seu envolvimento com o escândalo da Pandora Papers, divulgado no domingo (3/10), na entrada da sede da pasta.

Segundo informações do MST, os manifestantes fizeram uma encenação teatral que denunciou Paulo Guedes, cantando “Gritou o Paulo Guedes, falando baboseira. E a elite brasileira lucrando sem pudor. Tira o dinheiro e bota no estrangeiro e a fome vai causando muita dor. Tá tudo caro!”. Na lateral do prédio do ministério, houve uma intervenção com as frases “Guedes no paraíso e o povo no inferno” e “Guedes lucra com a fome”.

Jailma Lopes, integrante da coordenação nacional do MST pela juventude, explica que o escândalo surge no momento em que o Brasil passa por uma das mais severas crises sanitárias, econômicas e institucionais. "Essa crise esbarra em uma atuação inerte do Ministério da Economia, que não tem trabalhado para a melhoria da qualidade de vida da população. Nem mesmo uma das principais promessas de Guedes, o tal crescimento em V, foi cumprido”, afirma.

“O Brasil tem hoje cerca de 20 milhões de pessoas que passam fome. São mais de 14 milhões de brasileiros e brasileiras sem emprego. Uma realidade dura que atormenta as famílias diariamente enquanto o ministro da economia lucra milhões de dólares com investimentos em paraísos fiscais no exterior”, completa.

O Movimento informou que o ato denunciou também o "pacto da morte" entre o Ministério da Economia e a empresa privada operadora de saúde Prevent Senior, que foi apresentado pela advogada Bruna Moratto, na CPI da Covid-19 no Senado Federal.

O MST afirma que a Prevent Senior, que foi denunciada por atuação criminosa no cuidado de pacientes internados com covid-19, também detêm fortunas no exterior listadas pela Pandora Paper. Dessa forma, o negacionismo do governo, apoiado por uma elite de empresários, também teria sido responsável pelas mais de 600 mil mortes ceifadas pela covid no país.

 

 


Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação