Comércio exterior

Defesa e Câmara Brasileira de Comércio na Suécia assinam Protocolo de Intenções

Segundo ministério, iniciativa é importe para o fortalecimento da Base Industrial de Defesa Brasileira (BID), que hoje representa 4,46% do PIB nacional, gerando 2,9 milhões de empregos diretos e indiretos no país

Fernanda Strickland
postado em 26/10/2021 17:32 / atualizado em 26/10/2021 17:34
 (crédito: Alexandre Manfrim/Ministério da Defesa)
(crédito: Alexandre Manfrim/Ministério da Defesa)

O Ministério da Defesa e a Câmera Brasileira de Comércio na Suécia (BrazilCham Sweden) assinaram, nesta terça-feira (26/10), um Protocolo de Intenções na sede do Ministério da Defesa para ampliar a pauta de exportações de bens e serviços de defesa e segurança do Brasil à Suécia. A iniciativa é importante para o fortalecimento da Base Industrial de Defesa brasileira (BID), que hoje representa 4,46% do PIB nacional, com a geração de 2,9 milhões de empregos diretos e indiretos no país.

O propósito da parceria, coordenada pela Secretaria de Produtos de Defesa (Seprod), é estabelecer as diretrizes básicas para a organização e a implementação de iniciativas conjuntas relacionadas com pesquisa, desenvolvimento, promoção comercial, financiamentos, investimentos, seguros e garantias.

Essa troca de experiências irá contribuir para o desenvolvimento de novos fluxos de conhecimento, comércio, financiamentos e de investimentos no setor de defesa e segurança, bem como no fortalecimento das relações bilaterais entre os dois países.

O prazo de vigência do Protocolo de Intenções é de 36 meses a partir da assinatura, podendo ser prorrogado, mediante a celebração de aditivo.

As relações comerciais de industriais entre Brasil e Suécia foram intensificadas nos últimos anos, principalmente no tocante ao setor de defesa, em decorrência da decisão brasileira pela aquisição da aeronave de caça sueca Gripen. Nesse contexto, a Câmara Brasileira de Comércio na Suécia tornou-se importante parceira na interlocução entre as autoridades brasileiras e as agências estatais suecas, bem como na promoção de eventos internacionais, focados na área de financiamento para projetos.

Aproveitando o bom momento vivenciado nas relações comerciais entre os dois países, a assinatura do protocolo oferecerá a possibilidade de promover variadas formas de arranjos entre empresas do setor de defesa e segurança, com diversificação e fortalecimento da pauta de exportações de bens e serviços nessa área.

A cerimônia foi transmitida através de uma plataforma interna para todos que estavam presentes na Câmera Brasileira de Comércio na Suécia.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação