Redes sociais

Facebook anuncia novo nome de sua controladora e agora é "Meta"

Segundo Zuckerberg, nome Facebook "não engloba tudo o que fazemos". Redes sociais subordinadas à Meta, como Instagram e Whatsapp, seguirão com os mesmos nomes. Mudança ocorre em meio a polêmicas

Gabriela Bernardes*
postado em 28/10/2021 17:48 / atualizado em 28/10/2021 18:39
 (crédito: Kirill KUDRYAVTSEV / AFP)
(crédito: Kirill KUDRYAVTSEV / AFP)

Mark Zuckerberg, CEO do Facebook, anunciou, nesta quinta-feira (28/10), a mudança do nome da empresa para "Meta". O nome substituirá o Facebook Inc. e será usado para se referir à marca responsável pela administração e controle da rede social Facebook e por aplicativos como Instagram e WhatsApp. As mídias subordinadas à Meta, contudo, seguirão com os mesmos nomes.

"O Facebook é um dos produtos mais usados na história do mundo. É uma marca icônica de rede social", disse Zuckerberg, durante conferência da companhia sobre realidade aumentada. "Mas, cada vez mais, não engloba tudo o que fazemos".

Segundo o executivo, o novo nome reflete o futuro que a companhia deseja construir. "Construir nossos aplicativos de redes sociais sempre será um foco importante para nós. Mas, nesse momento, nossa marca está intimamente ligada a um produto que não pode representar tudo o que fazemos hoje, muito menos no futuro", continuou o CEO.

A mudança é semelhante ao que o Google fez quando adotou o nome Alphabet Inc — controladora que administra o buscador Google e a empresa de mobilidade Waymo.

Vazamentos na empresa

A alteração do nome da companhia vem em meio a polêmicas. No início do mês, a ex-gerente de produto da empresa, Frances Haugen, compartilhou milhares de documentos internos da empresa com jornalistas. Segundo Haugen, a rede social sabia dos danos que o Instagram causava aos adolescentes e que o próprio algoritmo valorizava conteúdos discordes, para que houvesse mais engajamento dos usuários.

*Estagiária sob supervisão de

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação