Mercado Financeiro

Ibovespa opera com alta após aprovação da PEC dos Precatórios na Câmara

O Ibovespa está operando em 105.972,20 (+0,41%), e o dólar em R$ 5,50 (-0,10%), segundo especialista.

Fernanda Strickland
postado em 10/11/2021 20:04

No mercado externo, os índices operam no patamar negativo após dados de inflação na China, Alemanha e Estados Unidos terem vindo piores do que o esperado. Os números causaram preocupações na escala global de preços, principalmente com a retomada da economia, que tende a gerar inflação maior. Dados de pedidos iniciais de seguro-desemprego da semana também vieram negativos, acima do esperado. As informações são da especialista da equipe de análise da Terra Investimento, a economista Heloise Sanchez. 

Segundo ela, hoje o dia foi marcado por divulgação de dados de inflação, tanto no Brasil como no exterior. No cenário interno, a inflação de outubro demonstrou uma aceleração de 1,25% vindo acima do consenso de mercado e acumulando, em 12 meses, 10,67%. “Nos EUA, o CPI também veio acima do esperado registrando avanço de 0,9%, sendo o esperado 0,4%. Entretanto os dados de pedidos de auxílio desemprego caíram 267 mil, em linha com o previsto. Esses dados fizeram com que os contratos de juros futuros acelerassem na ponta curta da curva, esse avanço também foi visto nos bonds americanos”, explicou.

Para Sanchez, no Brasil, o dado macroeconômico foi absorvido e a aprovação da PEC dos precatórios deu o tom da sessão. O Ibovespa finalizou o dia com valorização de +0,41% aos 105.972,20 mil pontos. A aprovação da PEC impulsionou o setor bancário a fazer correções - as ações do Bradesco (BBDC4) foram o destaque do dia com valorização de +5,65%.

“Nos EUA, o dado da inflação fez com que as bolsas caíssem em bloco. Dow Jones finalizou em queda de -0,66% (36.079,94), S&P desvalorizou -0,82% (4.646,71) e Nasdaq registrou a maior queda finalizando o dia com -1,72% (15.613,65)”, acrescentou a economista.

Para ela, aparentemente, o mercado foi influenciado apenas pela PEC dos precatórios aprovada na Câmara e divulgação de resultados (de hoje até dia 12 estão concentradas a maioria das empresas da bolsa).

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação