Estagflação

Campos Neto sobre a forma que se fala de estagflação: "Há certo exagero"

Segundo presidente do BC, o uso do termo de maneira mundial é exagerado, uma vez que a perspectiva ainda é positiva para o crescimento global. A afirmação foi realizada em palestra no Meeting News, organizada pelo Grupo Parlatório, nesta sexta-feira (19/11)

Fernanda Strickland
postado em 19/11/2021 15:12 / atualizado em 19/11/2021 15:12
 (crédito: RaphaelRibeiro/BCB)
(crédito: RaphaelRibeiro/BCB)

O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, avaliou nesta sexta-feira (19/11) que “há certo exagero” em como tem se usado o termo estagflação no mundo. Ele afirma que o termo tem sido utilizado de forma genérica, uma vez que a perspectiva ainda é positiva para o crescimento global, embora menor do que se esperava. A afirmação foi realizada em palestra no Meeting News, organizada pelo Grupo Parlatório.

"Acho que há certo exagero em como esse termo está sendo usado de forma genérica. Mas isso mostra um pouco como a inflação tem dominado o noticiário", disse Campos Neto.

O presidente da autarquia reconheceu, porém, que a economia mundial está tendo crescimento mais baixo do que o esperado. Segundo ele, há um debate sobre o crescimento estrutural no período pós-pandemia. "O Brasil sofre um pouco com crescimento estrutural mais baixo em 2022", pontuou. Mas destacou a melhora dos números de casos e de mortes da pandemia da covid-19 no Brasil, e o aumento de contratos de antivirais em diferentes países desenvolvidos, onde há maior rejeição à vacina, como a Europa.

Campos Neto lembrou ainda dos pacotes fiscais de US$ 9 trilhões no mundo, sendo que quase US$ 4,7 trilhões foram de transferência direta. "Nunca tinha sido feito nessa intensidade, nessa velocidade, em um período de tempo tão curto".

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação