CB FÓRUM

Seminário promovido pelo Correio debate inovações na saúde

O evento será realizado na segunda-feira (6) e contará com a presença de especialistas de diversos setores

Taísa Medeiros
postado em 05/12/2021 06:00
O grande objetivo do seminário é abrir espaço para o diálogo sobre os desafios vividos para estabelecer alianças de sucesso, que beneficiem tanto pacientes quanto sistemas de saúde no país -  (crédito: Aquivo pessoal)
O grande objetivo do seminário é abrir espaço para o diálogo sobre os desafios vividos para estabelecer alianças de sucesso, que beneficiem tanto pacientes quanto sistemas de saúde no país - (crédito: Aquivo pessoal)

O setor da saúde, que se encontra em notável expansão, vivencia um momento de grandes possibilidades, especialmente quando o assunto é tecnologia. Com este enfoque, o Correio Braziliense promove um debate sobre as perspectivas e novos rumos que a inovação toma na área da saúde. O CB Fórum Live Inovação acontece na próxima segunda-feira (6), em parceria com a Roche, das 15h às 17h30.

O grande objetivo do seminário é abrir espaço para o diálogo sobre os desafios vividos para estabelecer alianças de sucesso, que beneficiem tanto pacientes quanto sistemas de saúde no país. Neste escopo, o tópico da inovação se torna central — assunto no qual a Roche é 100% focada. Com este compromisso, a organização dedica cerca de 20% da receita global para investir em pesquisa e desenvolvimento.

É este DNA que estará evidenciado nos três painéis temáticos programados para o evento. O primeiro tratará da inovação além do produto na indústria, com exemplos de alianças de sucesso entre o mercado público e o privado e que já beneficiam pacientes. Já o segundo abordará a relação entre inteligência artificial e saúde, com foco na sustentabilidade dos sistemas. Por último, o debate da relação entre políticas públicas e o acesso à inovação em saúde.

O evento contará com a presença do ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) Augusto Nardes e com a participação de especialistas renomados para debater os temas. O seminário será transmitido pelas redes sociais do Correio (Facebook, Instagram e YouTube).

Um dos casos a ser apresentado trata de uma parceria, realizada entre as prefeituras de seis capitais com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), em agosto. O objetivo do acordo foi priorizar a primeira infância nas políticas públicas municipais. A iniciativa Unidades Amigas da Primeira Infância (UAPI) foi desenvolvida nas cidades de Belém (PA), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA) e São Luís (MA).

Outro empreendimento de sucesso a ser relatado é o projeto desenvolvido pela Roche e o Instituto Tellus, organização de Inovação e Design de Serviços Públicos do Brasil, com a Prefeitura de Cotia (SP) e parceiros financiadores. A iniciativa proporcionou melhorias no sistema de agendamento de consultas na Unidade Básica de Saúde Portão de Cotia. O número de faltas na UBS foi reduzido em 22% em apenas três meses e o programa foi expandido para outras 25 UBSs da cidade.

CONTINUE LENDO SOBRE