CORREIO DEBATE

Volpon diz que a inflação de hoje não é apenas um erro do Banco Central

Segundo o ex-diretor do BC, ninguém estava esperando vacinas sendo aprovadas, ou eventualmente aprovadas a partir de outubro de 2020

Fernanda Strickland
postado em 09/12/2021 19:53
 (crédito: Reprodução/Youtube)
(crédito: Reprodução/Youtube)

O Ex-diretor do Banco Central (BC), Tony Volpon, Estrategista da Wealth High Governance - WHG, afirmou que a inflação que o Brasil está tendo hoje não foi apenas um erro do BC. "Foi fruto generalizado de um erro no diagnóstico do Banco''. A afirmação foi realizada no seminário Desafios 2022: Para onde vai o Brasil, promovido pelo Correio Braziliense e transmitido via redes sociais nesta quinta-feira (9/12).

De acordo com Volpon, o Brasil tinha uma inflação que era fruto da reabertura da economia do final do ano passado para o início deste ano, transitando em função de fatores ligados a desarticulação de redes de oferta e também uma troca no padrão de consumo de bens.

O estrategista explicou que na época que o Banco Central colocou a taxa de juros em 2%, ele achava uma aposta bastante perigosa. “Para mim, era claro que isso iria desancorar muito a taxa de câmbio, como acabou desancorando. Penso que era uma coisa até mais ou menos defensável, dentro de uma hipótese que a gente viveria no estado de pandemia em 2020, mas também em 2021.”

Para o ex-diretor do BC, a vacinação deveria ter mudado totalmente o cenário e levado o Banco a uma reavaliação de postura. “Ninguém estava esperando vacinas sendo aprovadas, ou eventualmente aprovadas a partir de outubro de 2020. Quando os resultados das vacinas saem, os mercados reagem rapidamente, e estavam apontando para uma rápida reabertura das economias”, aponta.

Segundo Volpon, na reabertura, a população tinha dinheiro no bolso, a inflação ficou abaixo até aquele momento, ou seja, tinha poder de compra. Ele afirma que o estrago já estava feito e posteriormente houve outros choques negativos. “Aquela coisa, muitas vezes na vida você faz a coisa certa, e tem azar”, afirma.

 

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE