PRAZO

Servidores federais aposentados têm até dia 31 para fazer prova de vida

Medida vale para quem não fez comprovação entre janeiro de 2020 e setembro de 2021, quando o procedimento foi suspenso em razão da pandemia da covid-19

João Vitor Tavarez*
postado em 20/12/2021 17:59 / atualizado em 20/12/2021 18:00
 (crédito:  Ed Alves/CB/D.A.Press)
(crédito: Ed Alves/CB/D.A.Press)

Vai até o próximo dia 31 de dezembro o prazo para aposentados, pensionistas e anistiados políticos civis do poder Executivo federal efetuarem a comprovação de vida. A medida vale para quem não fez o procedimento entre janeiro de 2020 e setembro de 2021. Nesse período, a obrigatoriedade da prova de vida foi suspensa em razão da pandemia. As informações foram divulgadas pelo Portal do Servidor.

Para realizar a prova de vida, os usuários devem comparecer presencialmente na agência bancária onde recebem o pagamento. É preciso levar um documento de identificação com foto.

Também é possível fazer a comprovação pela internet. Para isso, é necessário ter a biometria (identificação digital) já cadastrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ou no Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), e instalar o aplicativo "GOV.BR" para realizar a validação facial.

O acompanhamento da situação da prova de vida, obtenção do comprovante de validação e recebimento de lembretes para realizar o procedimento podem ser feitos pelo aplicativo "SouGOV.BR". De acordo com o governo federal, quem não fizer a prova de vida no prazo poderá ter a aposentadoria, pensão ou outros benefícios suspensos.

Calendário para quem não fez a prova de vida
Calendário para quem não fez a prova de vida (foto: Ministério da Economia/ Reprodução)

*Estagiário sob a supervisão de Andreia Castro

 

*Estagiário sob a supervisão de 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação