FUNCIONALISMO

Reunião de Campos Neto com servidores do BC está mantida, confirma sindicalista

Encontro de trabalhadores com o presidente do BC, que testou positivo para covid-19 no sábado, será realizado amanhã, de forma virtual, segundo o presidente do Sinal, Fábio Faiad, que reiterou a informação

Israel Medeiros
postado em 10/01/2022 14:51 / atualizado em 10/01/2022 14:52
 (crédito: Pedro França/Senado Federal)
(crédito: Pedro França/Senado Federal)

A reunião do presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, com servidores do órgão para negociar sobre o reajuste salarial está mantida para amanhã (11/01). Campos Neto foi diagnosticado com covid-19 no último sábado (08/01) e havia dúvidas sobre a permanência da reunião em sua agenda do chefe do BC.

Ao Correio, o presidente do Sindicato Nacional dos Servidores do Banco Central,  adiantou, ainda no último sábado, que o compromisso estava mantido, já que o encontro seria feito de forma virtual. Nesta segunda-feira (10/01), ele confirmou que o encontro segue marcado para amanhã, e deve começar entre 14h e 14h30.

Os servidores do Banco Central estão mobilizados desde o último dia 3, quando começaram a entregar cargos comissionados, em protesto pelo reajuste de salário. O principal objetivo era conseguir uma conversa com o presidente do BC para pressioná-lo a utilizar sua influência junto ao presidente Jair Bolsonaro (PL) para conseguir avançar no tema.

Do lado do governo, no entanto, as coisas andam nebulosas. O Ministério da Economia não respondeu às tentativas de contato de sindicatos de servidores e há perspectivas de paralisações neste mês e uma provável greve geral em fevereiro, que pode parar serviços essenciais da máquina pública.

No fim de semana, Bolsonaro chegou a despistar sobre os reajustes que, inicialmente, estavam previstos apenas para policiais. Ele afirmou que, até o momento, “não está garantido para ninguém”.

O chefe do Executivo justificou que havia uma reserva de quase R$ 2 bilhões para o reajuste da Polícia Federal, da Polícia Rodoviária Federal e para os agentes do sistema prisional, mas a situação ficou insustentável depois que outras categorias passaram pedir aumento também.

"Outras categorias viram isso e disseram 'eu também quero', e veio essa onda toda”, disse ele, durante a festa de aniversário do Advogado-Geral da União, Bruno Bianco, realizada no sábado. A declaração vai na linha do que disse o líder do governo na Câmara dos Deputados, Ricardo Barros (PP-PR), na semana passada. O parlamentar defendeu, como meio para acabar com a revolta dos servidores, não dar reajuste a nenhuma categoria.

No caso dos servidores do Banco Central, além da demanda por reajuste, o Sinal também batalha repor vagas dentro do órgão, que está com deficit. O BC não tem concurso desde 2013 e não há, em 2022, perspectivas de abertura de novo edital, apesar do pedido feito pelo próprio Campos Neto ao Ministério da Economia em 2021.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação