INFLAÇÃO

Etanol sobe 63% e lidera alta de preços em 2021; café tem alta de 50,24%

Café moído subiu 50,24% e foi o segundo item com maior alta no acumulado do IPCA do ano passado

Bernardo Lima*
postado em 11/01/2022 15:59
 (crédito: Ed Alves/CB/D.A Press)
(crédito: Ed Alves/CB/D.A Press)

Os dados do IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) mostram que os preços dos produtos dispararam em 2021. Divulgado nesta terça-feira (11/1), o indicador oficial da inflação aponta que o etanol e o café moído foram os itens que mais acumularam variação no ano passado.

Com uma subida de 62,23% em seu preço, o etanol foi o produto que mais encareceu no ano passado. A inflação do combustível está relacionada às condições da safra da cana-de-açúcar, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A baixa quantidade de chuvas em 2021 prejudicou as plantações, o que reduziu a oferta e pressionou os preços.

O café moído foi o segundo item do IPCA que mais acumulou variação no ano passado, subindo 50,24%. Fatores climáticos também pressionaram a subida do produto. Secas e geadas atingiram estados produtores de café, como Minas Gerais, e prejudicaram as plantações.

Dos 10,06% da inflação em 2021, 4,19% tiveram origem no aumento de preços dos transportes, segundo dados divulgados pelo IBGE. Somente esse grupo teve alta de 21,03% no ano passado, pressionado principalmente pelo encarecimento de 49,02% dos combustíveis. A gasolina acumulou alta de 47,49% em 2021.

“Certamente foram os combustíveis que acabaram puxando essa desaceleração, principalmente a gasolina, na medida em que é o item de maior peso no IPCA”, afirmou Pedro Kislanov, gerente do Sistema Nacional de Índices de Preços do IBGE.

*Estagiária sob a supervisão de Andreia Castro

*Estagiário sob supervisão de

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação