Agro

CNA inaugura escritório de negócios em Dubai com foco em exportações

Líder em exportação de alimentos halal no mundo, Brasil quer estreitar sua relação com países islâmicos

Deborah Hana Cardoso
postado em 13/02/2022 21:12 / atualizado em 13/02/2022 21:13
 (crédito: CNA/Divulgação)
(crédito: CNA/Divulgação)

A Confederação Nacional da Agricultura (CNA) informou neste domingo (13/2) que inaugurou um escritório de negócios em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. A consolidação aconteceu durante uma missão técnica da entidade ao país.

Segundo a CNA, o escritório deve aproximar o agronegócio brasileiro do mercado árabe e oferecerá suporte aos produtores e empreendedores rurais, promovendo inteligência comercial e aproximação com os parceiros da região. “Temos que continuar abrindo mercados, por isso inauguramos esse escritório estrategicamente em Dubai, terceiro bloco importador mais importante do agronegócio brasileiro”, disse o vice-presidente de Relações Internacionais da CNA, Gedeão Pereira, durante a inauguração.

O interesse está atrelado ao fato de que o Brasil é o maior exportador de alimentos halal no mundo — alimentos que seguem as regras do islamismo. Em 2019, período pré-pandemia, foram embarcados US$ 16,2 bilhões aos países islâmicos. De acordo com o relatório da Economia Islâmica Global, o mercado halal movimentou US$ 4,88 trilhões em 2019, entre finanças, alimentos, moda, mídia e entretenimento, turismo, produtos farmacêuticos e até cosméticos.

Estima-se que em 2020, este segmento caiu 8% devido ao impacto da pandemia da covid-19. “Quando o mundo parou em 2020, os Emirados Árabes Unidos procuraram o Brasil e viram um parceiro confiável”, afirmou o embaixador do Brasil nos Emirados Árabes Unidos, Fernando Igreja, no evento.

Este é um mercado consumidor em crescimento, aproximadamente 1,9 bilhão de pessoas se consideram muçulmanos no mundo e apenas 20% consomem os alimentos com a certificação, mas há ainda 80% para serem abocanhados. A discrepância entre o percentual de consumidores e os não-consumidores é a falta de disponibilidade e os preços elevados, conforme a Federação das Associações Muçulmanas do Brasil (Fambras). Empresas como JBS, BRF, Marfrig e Minerva estão atentos a esse público e já possuem produtos com a certificação.

Participaram do evento o presidente da Embrapa, Celso Moretti, o deputado e presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária, Sérgio Souza (MDB-PR), e o presidente da InvestSP, Gustavo Junqueira. Além de Dubai, a CNA tem escritórios inaugurados em 2021, na Ásia, em Xangai e Cingapura.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação