Correio Talks

Agricultura, ultraprocessados e fome são os principais problemas do sistema alimentar

Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor aponta os principais desafios do sistema alimentar e prepara a publicação de um documento com recomendações nas diversas dimensões do sistema

Maria Eduarda Cardim
postado em 09/02/2022 18:19 / atualizado em 09/02/2022 23:35
 (crédito: Marketing/CB)
(crédito: Marketing/CB)

Os sistemas alimentares atuais, que envolvem desde a produção, processamento e distribuição dos alimentos até o consumo, enfrentam grandes desafios no Brasil. Os problemas ficaram ainda mais evidentes durante a pandemia da covid-19. Entre os principais estão a agricultura, o consumo de ultraprocessados e a insegurança alimentar vivida por grande parte da população brasileira.

A conclusão é da nutricionista e coordenadora do Programa de Alimentação Saudável e Sustentável do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), Janine Coutinho, que participou nesta quarta-feira (9/2) do Correio Talks Live - Sistemas Alimentares e Desenvolvimento Sustentáve, organizado pelo Correio Braziliense em parceria com o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec).

"Essa forma de produzir e consumir os alimentos está adoecendo a população e o nosso planeta também", afirmou. Para ela, a forma convencional de produzir alimentos tem sido responsável pelo impacto nas mudanças climáticas e ofertas massivas de ultraprocessados. "Em nível global, de 20 a 35% das emissões são relacionadas à agricultura", exemplifica.

Em meio à pandemia, Janine destaca que a crise climática é também uma emergência sanitária aguda e prolongada. "A forma de produzir os alimentos está aumentando os riscos de doenças zoonóticas, que são aquelas que são passadas dos animais para os humanos. Então é um ponto de atenção muito grande", indica.

O problema se torna maior ainda visto que o agronegócio bate recordes de produção enquanto o Brasil vive uma situação catastrófica em relação à insegurança alimentar. Dados de uma pesquisa conduzida pela Rede PENSSAN apontaram que 116 milhões de brasileiros vivem algum nível dessa insegurança

Dessa forma, como o desafio de equilíbrio dos sistemas alimentares passa por diversas áreas, o Idec, em conjunto com alguns especialistas, lançará em breve o documento "Agenda para ação", que traz algumas recomendações nas diversas dimensões dos sistemas alimentares.

Confira a live na íntegra:

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE