COMBUSTÍVEIS

Proposta de alteração da LDO considera redução de impostos sobre diesel

Alteração proposta pelo Ministério da Economia e encaminhada ao Congresso Nacional visa criar condições para alternativas ao aumento do preço de combustíveis

Fernanda Strickland
postado em 18/03/2022 13:59 / atualizado em 18/03/2022 13:59
 (crédito: BBC)
(crédito: BBC)

O Ministério da Economia informou na quarta-feira (16/3) que o poder Executivo enviou ao Congresso Nacional um projeto de lei para alteração da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2022. Entre as mudanças propostas está a de facilitar a redução dos tributos incidentes sobre a comercialização do diesel, gás de cozinha e gás natural.

A alteração abre uma exceção aos requisitos para realização da redução de receita referente a tributos sobre esses produtos. Dessa forma, a perspectiva é que a LDO passe a oferecer condições para a avaliação e aprovação de medidas atualmente em discussão no Congresso, de modo a suavizar a alta de preços dos produtos, decorrentes do cenário internacional.

Segundo a Economia, outra alteração visa possibilitar que o governo adote medidas permanentes para equalizar as alíquotas do imposto sobre os rendimentos de determinados instrumentos de renda fixa quando auferidos por beneficiário residente ou domiciliado no exterior. O objetivo é ampliar o acesso de empresas brasileiras a capital estrangeiro.

Além disso, o PL também tem a finalidade de adequar a LDO a outras situações definidas posteriormente à publicação da lei, como as novas regras para pagamento de Precatórios, entre outros assuntos.

Preocupação

Na ultima semana, o presidente Jair Bolsonaro (PL), atento ao impacto do mega-aumento dos combustíveis no bolso do eleitor, começou a buscar maneiras de reduzir os danos políticos. Além de contar com a colaboração do Congresso Nacional na tarefa, o chefe do Executivo sinaliza novas medidas para conter o preço dos combustíveis.

No sábado (12), Bolsonaro mencionou a adoção do subsídio a combustíveis, especialmente o diesel. Ele considera o mecanismo "uma questão excepcional" e sustenta que a decisão vai passar pelo ministro da Economia, Paulo Guedes.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação